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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6151657


6151657

FERIDAS INFECTADAS COM BIOFILME MICROBIANO: uma revisão integrativa.

Autores:
João Paulo Takashi Teramon|joaopauloteramon@gmail.com|estudante|acâdemico|discente|universidade Estadual de Maringá ; Isabelle Cristine Figueiredo|imatozo@bol.com.br|estudante|acâdemico|discente|universidade Estadual de Maringá ; Cely Cristina Martins Gonçalves|ccmgoncalves@uem.br|docente|doutora|professor de Ensino Superior|universidade Estadual de Maringá ; Maria Emília Grassi Busto Miguel|megbmiguel@uem.br|docente|doutora|professor de Ensino Superior|universidade Estadual de Maringá

Resumo:
### Introdução: No Brasil, a modalidade de ensino nomeada como residência foi consolidada a partir das residências médicas, que foram regulamentadas em 1977. Residências multiprofissionais, possuem história recente, apesar de existirem programas com essa características desde 1970, em 2005 aconteceu sua regulamentação e expansão, caracterizado como modalidade de ensino _lato sensu, _sob formas de cursos de pós-graduação, orientada pelos princípios do SUS, com carga horária de 5760horas, distribuídas em 60 horas semanais, no período de dois anos e difundidas em atividades teórico-práticas. Descritores:Ensino; Internato Não Médico; Enfermagem Objetivo: Relatar vivência de residente em urgência e emergênciaMétodo:estudo descritivo, relato de experiência, sob olhar do enfermeiro residente inserido no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, especialidade em Urgência e Emergência, da Universidade Federal de Santa Catarina. Resultados:  As experiências foram abordadas em quatro eixos de discussão. O primeiro diz respeito à busca por competência técnica e assistenciais de enfermagem, a residência possibilita a complementaridade de formação na área de atuação especifica,  o segundo sobre a interdisciplinaridade no contexto da residência, o terceiro sobre as experiências politicas e sociais vivenciadas no contexto da residência e o quarto considera a perspectiva do egresso, concluir o programa é um desafio, há diversos entraves vivenciados, extensa carga horária, falta de qualidade de formação. Conclusão: Programas de residências constituem uma oportunidade para profissionais da saúde de se inserirem no cotidiano de trabalho do SUS, além de possibilitar a atuação profissional em área de interesse especifico.


Referências:
1. Dallegrave D, Kruse MHL. No olho do furacão, na ilha da fantasia: a invenção da residência multiprofissional em Saúde. Comun. saúde educ [Internet]. 2009. 2. Brasil. Ministério da Educação. Secretária de Educação Superior. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional. Resolução n.2 de 13 de abril de 2012.