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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6081343


6081343

CULTURA DOS CUIDADOS NOS MANUAIS DE ENFERMAGEM

Autores:
Andréa de Sant´ana Oliveira|andreasantoli@gmail.com|estudante de Graduação Associada Aben|graduanda de Enfermagem|estudante|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Eeap ; Lana Rodrigues Barbosa|lanarodriguesb@gmail.com|estudante de Pós Graduação Associado Aben|enfermeira E Mestranda Em Enfermagem|estudante|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Eeap ; Hugo Alberto Neves de Souza|hugoal.neves2@hotmail.com|estudante de Pós Graduação Associado Aben|mestrando Em Enfermagem, Enfermeiro Oncologista E Auditor|estudante|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio, Escola de Enfermagem Alfredo Pin ; Fernando Rocha Porto|ramosporto@openlink.com.br|enfermeiro Associado Aben|prof. Dr. Ajunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – Eeap, Bolsista Faperj, Líder do Grupo de Pesquisa Lacuiden|prof. D

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** O estágio voluntário durante a formação acadêmica do enfermeiro possibilita vivências efetivas de situações reais do trabalho e aprofundamento dos conhecimentos teóricos práticos1 2. A Clínica é um destes espaços porque atende usuários com uma especificidade que são as feridas e lesões, e os docentes que fazem o atendimento e acompanham os estudantes são enfermeiros estomaterapeutas, qualificando o cuidado prestado. **OBJETIVO:** Analisar a contribuição na formação acadêmica do estágio voluntário desenvolvido na clínica de enfermagem da PUCPR. **MÉTODO:** Exploratório descritivo com abordagem quantitativa, com 47 acadêmicos e egressos do Curso de Enfermagem da PUCPR, que participaram das atividades entre os anos de 2014 a 2017, com aprovação do CEP da PUCPR sob o parecer nº 2.838.759. Foi elaborado um instrumento com questões estruturadas, baseada na escala likert que será enviado aos participantes via e mail pela plataforma Qualtrics, para  avaliar benefícios do estágio; observação e participação nos procedimentos, aprendizado em relação a avaliação da necessidade de cuidado das pessoas, raciocínio clinico, intervenções de enfermagem; associação da teoria com a prática, aprimoramento dos conhecimentos e para os egressos ainda a contribuição do estágio para o aprimoramento da assistência de enfermagem e as exigências do mercado de trabalho. A análise das respostas se dará à luz do referencial teórico. **RESULTADOS ESPERADOS:** subsídios para a avaliação do trabalho na clínica e o impacto na formação do estudante, identificar as fragilidades e as lacunas, implementar estratégias para solidificar a formação nestes espaços. **CONSIDERAÇÕES FINAIS: **Proporcionar espaços de formação do enfermeiro é o objetivo maior das instituições de ensino que buscam excelência em sua missão.


Referências:
1. ECHER, Isabel Cristina et al. O estágio voluntário na percepção de acadêmicos de enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, Porto Alegre, RS. Vol. 24, n. 2 ago. 2003, p. 238-246, 2003. Disponível em: Acesso em: 27 nov. 2017. 2. MARIN, Maria José Sanches et al. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA. Ciências Saúde Coletiva 19(03) Mar 2014. Disponível em: Acesso em: 29 agosto 2018