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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6054118


6054118

CINESUS: UMA ESTRATÉGIA DE EMPODERAMENTO DO USUÁRIO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores:
Natalia Rodrigues Vieira|vieirarodriguesnaty@gmail.com|estudante de Graduação / Pós-graduação|enfermeiro|mestranda Em Enfermagem|universidade Regional do Cariri ; Amanda Gomes dos Santos||estudante de Graduação / Pós-graduação|pós-graduada|mestranda Em Enfermagem|universidade Regional do Cariri ; Ivonete Aparecida Alves Sampaio||estudante de Graduação / Pós-graduação|enfermeiro|mestranda Em Gestão Em Saúde|universidade Estadual do Ceará ; Maria Salete Bessa Jorge||enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professor|universidade Estadual do Ceará ; Célida Juliana de Oliveira||enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professor|universidade Regional do Cariri

Resumo:
A realização das atividades de educação em saúde são ações fundamentais para o desenvolvimento de autonomia e conhecimento critico, fazendo com que os indivíduos possam realizar escolhas que melhore suas condições de saúde na realidade em que vivem, estas ações são estratégias que devem estar presentes no trabalho de todo enfermeiro que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF). Portanto este trabalho teve como objetivo descrever o planejamento, estratégias utilizadas e mecanismos de avaliação das atividades de educação em saúde realizadas por enfermeiros na ESF. Utilizando como metodologia um estudo do tipo descritivo de abordagem qualitativa, realizado com dezenove enfermeiros atuantes na ESF da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Utilizando-se um questionário estruturado capaz de avaliar como enfermeiros planejam, desenvolvem e avaliam suas atividades de educação em saúde. Para realização do estudo seguimos os princípios éticos da resolução 466/2012 que rege pesquisa com seres humanos. Os resultados encontrados foram categorizados atingindo as seguintes categorias empíricas: Planejamento das atividades de educação em saúde pelos enfermeiros; Estratégias exploradas por enfermeiros nas atividades de educação em saúde; Procedimentos de avaliação das atividades de educação em saúde realizadas por enfermeiros; e Educação Permanente para realização de atividades de ensino-aprendizagem. Sendo analisados e discutidos posteriormente através de analise de discurso e revisão de literatura apresentada. Os resultados mais expressivos no estudo foram relacionados ao planejamento das ações de educação em saúde poucas vezes realizadas de acordo com a demanda da necessidade da população e a descontinuação do processo educativo na avaliação das atividades, além de observar ainda uma deficiência de educação permanente sobre o tema abordado. O estudo ressalta a necessidade de atividades para atualização e aperfeiçoamento sobre estratégias de ensino- aprendizagem e sobre a realização de um processo contínuo para o exercício de suas funções nas atividades educativas.


Referências:
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica, 2012. ROECKER, S.; MARCON, S. S. Educação em saúde no contexto da saúde da família na perspectiva do usuário. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Maringá, v. 15, n. 4, p. 701-709, out/dez, 2011.