Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6043666


6043666

A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTINUADA DO HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO: RECONHECIMENTO DO SABER/PODER DA ENFERMAGEM

Autores:
Camila Pureza Guimarães da Silva|camilapureza37@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem Eean-ufrj|coordenador de Enfermagem do Hospital Federal de Bonsucesso- Ministério da Saúde|hospital Federal de Bonsucesso- Ministério da Saúde ; Maria Angélica de Almeida Peres|angelica.ufrj@uol.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem Eean-ufrj|professora Adjunto da Eean-ufrj|escola de Enfermagem Anna Nery- Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
A Sistematização da Assistência de Enfermagem aos portadores de diabetes mellitus em uso de insulinoterapia na Atenção Básica **ANA PAULA FERREIRA 1******* ** SILVIA MATUMOTO 2** **Eixo 2** – Processo de cuidar baseado nas necessidades de saúde da população e na estruturação das políticas de saúde; **Introdução:** O estudo tem foco no registro das consultas de enfermagem aos portadores de diabetes mellitus na atenção básica, tendo em vista a preocupação com os desacordos clínicos entre as situações reais e as inferências dos profissionais sobre a situação apresentada pelo usuário (1).   Estabeleceu-se como questão de investigação: Quais elementos devem ser avaliados na consulta de enfermagem a portadores de diabetes mellitus na atenção básica visando o cuidado integral? **Objetivo:** identificar na literatura as evidências das informações mais significativas que devem constar para a Sistematização da Assistência de Enfermagem a portadores de Diabetes Mellitus na Atenção Básica. **Método: **Estudo se trata de revisão integrativa da literatura, utilizando a estratégia PICO. A busca de artigos foi realizada nas bases de dados: PubMed e Scopus, referente ao período de 2011 a 2017. De um total de 35 artigos encontrados, foram selecionados 10 artigos relevantes. **Resultados:** Os estudos mostram a importância do enfermeiro no tratamento dos portadores de diabetes mellitus em uso de insulina, sejam na sua orientação quanto ao autocuidado, dúvidas em relação à patologia e a prescrição de cuidado individualizado. Às anotações do enfermeiro devem ser bem estruturadas para que a prescrição do cuidado não seja prejudicada. **Conclusões: **oferta de informações acerca da consulta de enfermagem a diabéticos na atenção básica que visam qualificar o cuidado integral e o trabalho do enfermeiro. **Descritores:** Enfermagem em Saúde Pública, Diabetes Mellitus, Avaliação de Resultados (cuidados de saúde). **Referências:** (1) Carvalho, E.C.; Kusumota, L. Processo de enfermagem: resultados e consequências da utilização para a prática de enfermagem. Acta Paul Enferm. 2009;22(Especial-Nefrologia):554-7. * * * * 1 Enfermeira. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem da EERP/USP. Estratégia Saúde da Família - Prefeitura Municipal de Passos-MG. [ferreira.anap77@hotmail.com](mailto:ferreira.anap77@hotmail.com). 2 Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública. Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. smatumoto@eerp.usp.br.


Referências:
(1) Carvalho, E.C.; Kusumota, L. Processo de enfermagem: resultados e consequências da utilização para a prática de enfermagem. Acta Paul Enferm. 2009;22(Especial-Nefrologia):554-7.