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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 6012522


6012522

A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS: DESDOBRAMENTOS DA FEDERALIZAÇÃO 1950 – 2004

Autores:
Fernanda Batista Oliveira Santos|fernandabosufmg@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Adjunto|escola de Enfermagem da Ufmg ; Fernanda Alves dos Santos Carregal|fernanda.carregal@hotmail.com|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|faminas Bh ; Rita de Cássia Marques|rcmarques23@gmail.com|historiadora|doutora Em História|professora Associado|escola de Enfermagem da Ufmg

Resumo:
**INTRODUÇÃO**:O processo ensino-aprendizagem ocorre nos mais diversos campos de atuação da enfermagem,seja na sala de aula,atenção básica, hospitais,domicílios,dentre outros."A direção eficaz do processo de ensino e aprendizagem depende do trabalho sistematizado do professor,por meio da escolha de métodos de ensino e estratégias didáticas adequadas aos conteúdos de aprendizagem”(SANTOS JLG,et al;2018.**OBJETIVOS**: Descrever a experiência de uma oficina de estudos sobre hemoterapia realizada na sessão clínica em um hospital particular em Fortaleza-CE. **METODOLOGIA**:Relato de experiência onde foi aplicado cinco casos clínicos em setembro/2018.Inicialmente houve uma explanação sobre o Ato Transfusional realizado pelo enfermeiro da Agência transfusional;em seguida,dividimos os 16 profissionais presentes em 5 equipes.Cada equipe recebeu um caso clínico e teve 15 minutos para discutir/resolver as questões propostas para posterior apresentação.**RESULTADOS**:Cada equipe apresentou suas respostas,correlacionando o caso com a prática adotada no hospital referente à:portaria de transfusão,fluxo institucional e experiência de outras instituições.Nas discussões,pudemos destacar como ponto positivo o fato de a equipe estar seguindo as recomendações quanto à administração do hemocomponente e condutas mediante reações transfusionais.Porém,vimos como oportunidade de melhoria,a necessidade de acrescentar ao nosso fluxo:a comunicação via telefone quando o hemocomponente estiver pronto;e a enfermagem passará a entregar o termo de consentimento ao paciente no momento da solicitação do hemocomponentes.**CONCLUSÕES**:A utilização da oficina de estudos possibilitou o desenvolvimento do pensamento crítico dos profissionais e troca de experiências,resultando no acréscimo de duas etapas ao fluxo institucional.(LIMA MM,et al,2018)diz que a utilização de experiências reais e a inserção da aprendizagem no cotidiano dos serviços torna a aprendizagem bem sucedida, contribuindo para que o estudante se torne crítico e reflexivo.**DESCRITORES**:Ensino;aprendizagem;enfermagem.**REFERÊNCIAS**:SANTOS,JLG et al.**ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GESTÃO EM ENFERMAGEM**._Textocontexto-enferm._[online].2018,vol.27,n.2.LIMA,Margarete Maria de et al.**RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO:ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO.**_Textocontexto-enferm._[online].2018,vol.27,n.2.


Referências:
SANTOS,JLG et al.ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GESTÃO EM ENFERMAGEM.Textocontexto-enferm.[online].2018,vol.27,n.2.LIMA,Margarete Maria de et al.RELAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO PRÁTICO-REFLEXIVO:ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO ENSINO DA INTEGRALIDADE NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO.Textocontexto-enferm.[online].2018,vol.27,n.2.