5985357 | Validação de vídeos para o ensino de semiotécnica em enfermagem | Autores: Viviane Euzébia Pereira Santos|vivianeepsantos@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|ufrn ; Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador|petalatuani@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|ufrn ; Kisna Yasmin Andrade Alves|kisnayasmin@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|ufrn ; Manaces dos Santos Bezerril|manacesbezerril@hotmail.com|enfermeiro|enfermeiro|mestrando|ufrn ; Flavia Barreto Tavares Chiavone|flavia_tavares@hotmail.com|enfermeira|enfermeiro|mestrando|ufrn |
Resumo: Os Massive Open Online Courses (MOOC) configuram-se como elemento facilitador
na capacitação dos profissionais de saúde. Diante disso, caracterizado como
descritivo e quantitativo, este estudo descreve o desenvolvimento de um xMOOC,
restrito para enfermeiros, baseado nas competências em informática em
enfermagem requeridas pela Technology Informatics Guiding Education Reform
(TIGER). Objetivo: Propor o desenvolvimento de um MOOC baseado nas
competências em informática em Enfermagem, requeridas pela TIGER. Trata-se de
uma pesquisa descritivo-exploratória, aplicada e de abordagem quantitativa,
constituída das seguintes etapas: definição de objetivos educacionais,
elaboração da arquitetura pedagógica, produção do conteúdo instrucional,
implantação do curso e, por fim, avaliação da satisfação dos participantes. A
avaliação da satisfação foi realizada por 25 participantes do curso e obteve
resultados positivos envolvendo todos os aspectos relacionados aos objetivos
do curso, conteúdo, equipe responsável/professores, disponibilização,
avaliação, AVA e aprendizagem percebida pelos investigados. Espera-se que o
estudo contribua para a expansão do processo educacional mediado por
tecnologias computacionais.
Referências: REFERÊNCIAS:
[1] Sitzman KL, Jensen A, Chan S. Creating a Global Community of Learners in Nursing and Beyond: Caring Science, Mindful Practice MOOC. Nurs Educ Perspect. 2016 Set/Out; 37(5): 269-274.
[2] Mutawa A. It is time to MOOC and SPOC in the Gulf Region. Educ Inf Technol. 2017; 22(4):1651-1671.
[3] The TIGER Initiative. Informatics competencies for every practicing nurse: recommendations from the TIGER collaborative. Washington (DC): Government Printing Office (US); 2012. |