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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5959271


5959271

CONSTRUÇÃO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO EM DESASTRES NATURAIS

Autores:
Pedro Ruiz Barbosa Pedro Nassar|pedrornassar@gmail.com|enfermeiro|doutor|professor Adjunto|universidade Federal Fluminense ; Taís Oliveira Dias|todtaisdias@gmail.com|enfermeiro|graduação|estudante de Pós Graduação|universidade Federal Fluminense ; Adriano Barcelo de Araujo|adrianoorj@hotmail.com|enfermeiro|graduação|estudante de Pós Graduação|fundação Oswaldo Cruz ; Aymê Christina Rosa de Carvalho|me.carvalhoo@gmail.com|estudante|graduação Em Andamento|estudante de Graduação|universidade Veiga de Almeida ; André Luiz de Souza Braga|andre.braga@globo.com|enfermeiro|doutor|professor|universidade Federal Fluminense ; Barbara Pompeu Christóvam|babypompeu@gmail.com|enfermeiro|doutor|professor|universidade Federal Fluminense

Resumo:
**Introdução:** A tese analisou em uma perspectiva etnográfica o cotidiano de cuidado de enfermeiras no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) à população indígena em um município do interior do Amazonas. **Objetivo:** Analisar a perspectiva das enfermeiras sobre o cuidado à saúde da população indígena no âmbito da APS. **Metodologia: **Etnografia, realizada com seis enfermeiras que atuavam no cuidado à população indígena em Unidades de Saúde denominadas Pólos-Base; que atendiam à população indígena no âmbito da APS. O Trabalho de campos foi realizado de agosto de 2015 a janeiro de 2016, por meio da observação participante, e entrevistas semi-estruturadas com perguntas voltadas à saúde indígena, experiência de cuidar do indígena e formação para atuação em contexto indígena. A análise foi realizada à luz do referencial teórico da antropologia da saúde. **Resultados: **Os desafios e dificuldades vivenciadas pelas enfermeiras estão relacionados à aspectos culturais que envolvem o cuidado, fragilidades estruturais e de formação do enfermeiro para atuação em contexto intercultural. **Conclusão:** Os resultados revelaram a necessidade de mudanças estruturais no processo de trabalho do enfermeiro; formação continuada que contemple as especificidades culturais; ação interdisciplinar com diálogo entre saúde e antropologia minimizando atitudes etnocêntricas dos profissionais de saúde à população assistida. **Contribuições e implicações para a enfermagem: **O estudo sugere reflexões a cerca da formação do enfermeiro e recomenda que  Instituições de Ensino Superior em regiões geográficas com população indígena, reorientem seus currículos para a formação com competência para atuação em contexto intercultural. **Introdução:** A tese analisou em uma perspectiva etnográfica o cotidiano de cuidado de enfermeiras no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) à população indígena em um município do interior do Amazonas. **Objetivo:** Analisar a perspectiva das enfermeiras sobre o cuidado à saúde da população indígena no âmbito da APS. **Metodologia: **Etnografia, realizada com seis enfermeiras que atuavam no cuidado à população indígena em Unidades de Saúde denominadas Pólos-Base; que atendiam à população indígena no âmbito da APS. O Trabalho de campos foi realizado de agosto de 2015 a janeiro de 2016, por meio da observação participante, e entrevistas semi-estruturadas com perguntas voltadas à saúde indígena, experiência de cuidar do indígena e formação para atuação em contexto indígena. A análise foi realizada à luz do referencial teórico da antropologia da saúde. **Resultados: **Os desafios e dificuldades vivenciadas pelas enfermeiras estão relacionados à aspectos culturais que envolvem o cuidado, fragilidades estruturais e de formação do enfermeiro para atuação em contexto intercultural. **Conclusão:** Os resultados revelaram a necessidade de mudanças estruturais no processo de trabalho do enfermeiro; formação continuada que contemple as especificidades culturais; ação interdisciplinar com diálogo entre saúde e antropologia minimizando atitudes etnocêntricas dos profissionais de saúde à população assistida. **Contribuições e implicações para a enfermagem: **O estudo sugere reflexões a cerca da formação do enfermeiro e recomenda que  Instituições de Ensino Superior em regiões geográficas com população indígena, reorientem seus currículos para a formação com competência para atuação em contexto intercultural.


Referências:
Brasil. Fundação Nacional de Saúde. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Louzada J, Lopes Neto D. Abordagem crítico-interpretativa das fragilidades e potencialidades do trabalho de enfermagem aos ianomâmis, Amazonas. Enfermagem em Foco 2010;1(2):42-45.