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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5922472


5922472

UTILIZAÇÃO DA ESCALA DE RISCO FAMILIAR NA PRIORIZAÇÃO DE VISITAS DOMICILIARES

Autores:
Inês Leoneza de Souza|inesleoneza@uol.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente do Curso de Enfermagem & Obstetrícia|universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Ufrj Macaé ; Mariana Magalhães Chagas|mariana.mgch@hotmail.com|estudante|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem & Obstetrícia|universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Ufrj Macaé ; Artur Vitorio Valladares Cardoso|arturbatuques@gmail.com|estudante|graduando Em Medicina|acadêmico de Medicina|universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Ufrj Macaé ; Emília da Costa Moreira Falcão|emilia.dacosta@yahoo.com.br|enfermeira|especialista Em Saúde da Família|enfermeira de Família|prefeitura Municipal de Macaé

Resumo:
**Introdução: **O enfermeiro, em sua prática diária, possui a educação em saúde como uma estratégia fundamental para a melhoria da qualidade de vida e bem estar do indivíduo em âmbito coletivo. **Objetivo**: relatar experiência vivenciada pelos acadêmicos de Enfermagem, evidenciando a importância da ação acadêmica frente à educação em saúde. **Metodologia**: Relato de experiência da prática vivenciada pelos acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF), no grupo de tabagismo, durante o ensino teórico-prático (ETP), desenvolvido na Policlínica Regional do Largo da Batalha (PRLB), município de Niterói/RJ. **Resultados: **Este relato emergiu de uma iniciativa da PRLB a partir da preocupação de aspectos relativos à saúde dos usuários. Através da dinâmica de grupo realizada, com apresentação dos malefícios do fumo e depoimentos de ex-fumantes, observou-se a participação efetiva do grupo, onde foi possível desconstruir e reconstruir novas informações a cerca do tabagismo. A dialogicidade empregada possibilitou uma visão ampliada a respeito das condições de vida deste público específico. A dinâmica permitiu esclarecer dúvidas e mitos e assim, intervir de maneira direta disponibilizando possíveis ações de saúde. O processo ocorreu de forma coerente, considerando a experiência e as particularidades de cada indivíduo presente. **Conclusão**: A competência do profissional enfermeiro proporciona ao usuário uma visão integralizada e das intervenções cabíveis. Nota-se também a importância de ações educativas no processo de saúde-doença, já que a partir da aprendizagem o sujeito pode modificar hábitos de vida, promovendo saúde, bem estar e qualidade de vida, prevenindo assim as comorbidades. I**mplicações para a enfermagem**: Enquanto futuros profissionais estão desenvolvendo habilidades técnicas e científicas durante a experiência no grupo.O processo educativo permite identificar as suas demandas e falhas, para que aprimorem o conhecimento, articulem atividades de administração e assistência na construção do gerenciamento do cuidado.


Referências:
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Instituto Nacional de Câncer. Disponível em: . Acesso em: 04 de maio 2018.