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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5921766


5921766

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES VIVENCIADAS

Autores:
Fernanda Copetti Müller|fe.copettimuller@yahoo.com.br|acadêmica de Enfermagem|aluna|estudante|universidade Franciscana - Ufn ; Bibiana Sales Antunes|bibianaantunes@hotmail.com|enfermeira|mestre|professora Universitária|universidade Franciscana - Ufn ; Juliana Silveira Colomé|julianacolome@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|professora Universitária|universidade Franciscana - Ufn ; Franceliane Jobin Benedetti|francijb@yahoo.com.br|nutricionista|doutora|professora Universitária|universidade Franciscana - Ufn ; Sandra Stankowski|sandrastankowski79@gmail.com|enfermeira|mestranda|mestranda Em Saúde Materna E Infantil|universidade Franciscana - Ufn ; Regina Gema Santini Costenaro|reginacostenaro@gmail.com|enfermeira|doutora|professora Universitária|universidade Franciscana - Ufn

Resumo:
Introdução: A criança sobrevivente ao câncer tem repercussões físicas, psíquicas, sociais e espirituais. Precisa reconhecer que a sua condição de curada acompanha a necessidade de reinserção social e cuidado com a saúde para ser um adulto saudável. A teoria do “Capital de Saúde” apresenta a saúde como um capital que pode sofrer saques e depósitos ao longo da vida1. Com base nesse conceito foi desenvolvido o Projeto Promovendo a Vida, adaptando o conceito para o “O cofrinho da Saúde” e a estratégia escolhida foi a Biblioterapia. Objetivos: Relatar a aplicação da Biblioterapia na promoção da saúde de crianças sobreviventes ao câncer. Métodos: Relato de experiência, adotando o método descritivo segundo as etapas sequenciais da realidade concreta. Foi realizado uma oficina com encontros quinzenais, utilizando a coleção “Gincana da Saúde” da autora Ágatha Lemos.  Os oito livros apresentam princípios para um estilo de vida saudável e possui uma proposta de gincana, que foi adaptada de ao espaço e realidade. Resultados e Discussões: As crianças apresentaram interesse e participação de maneira surpreendente tanto com as atividades propostas, quanto com a leitura dos livros. Foi possível perceber mudanças de comportamento observadas nas crianças e relatadas pelos pais. Considerações Finais: A Biblioterapia associada às atividades lúdicas foi um recurso importante na promoção da saúde e conscientização da criança e da própria família. Implicações para a Enfermagem: É de suma importância que a Enfermagem busque novas estratégias para promover a saúde, tendo a concepção que a cura não é apenas física, atendendo as necessidades de cuidado de populações específicas.


Referências:
Grossman M. On the concept of health capital and the demand for health. Journal of Political Economy [Internet]. 1972 [cited 2018 Aug 07]; 80(2): 223-255. Available from: https://pdfs.semanticscholar.org/e656/466bba4f898ad560498998639eb147f62396.pdf