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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5899050


5899050

Assistência de Enfermagem no Centro de Atenção Psicossocial: relato de experiência.

Autores:
Cecília de Nazaré Sodré Oliveira|ceciliasodre8@gmail.com|graduação|estudante|discente|universidade Federal do Maranhão - Ufma ; Lionora da Silva dos Santos|lionora.santos@gmail.com|graduação|estudante|discente|universidade Federal do Maranhão - Ufma ; Abidiran Maria Ribeiro Costa|diran88@hotmail.com|graduação|estudante|discente|universidade Federal do Maranhão - Ufma ; Thiego Afonso Mourthe|thiego.mourthe01@gmail.com|graduação|estudante|discente|universidade Federal do Maranhão - Ufma ; Raiane Fernandes Prazeres|raiany.enf@gmail.com|enfermeiro|especialista|professor Substituto|universidade Federal do Maranhão - Ufma ; Diego Rai de Azevedo Costa|diegoraienf@gmail.com|enfermeiro|especialista|professor Substituto|universidade Federal do Maranhão - Ufma

Resumo:
**Introdução: **A educação em serviço é compreendida como um processo dinâmico e contínuo para a construção de conhecimento. Na área da saúde, a linha construtivista é perfeitamente aplicável, conforme vêm demonstrando profissionais ligados à educação em saúde. **Objetivo:** Provocar reflexões críticas acerca da vivência do enfermeiro como líder diante da necessidade verbalizada pela equipe de atualizações teóricas para o aperfeiçoamento da_ práxis_ de enfermagem. **Métodologia:** Estudo do tipo relato de experiência acerca de uma dinâmica de atualização instituída num setor de internação de um Hospital Universitário Federal do Rio de Janeiro. Tal dinâmica se deu durante o mês de março de 2018, onde foram realizadas quatro reuniões distintas em plantões de finais de semana no formato de roda de conversa pelas duas enfermeiras líderes desta equipe. **Resultados: **Estas reuniões tratavam de temas acerca do cuidado de enfermagem prestado neste setor tais como: verificação de glicemia, infecção hospitalar, administração de medicamentos e manuseio de cateteres venosos. A temáticas abordadas formam eleitas pela própria equipe que pontuou suas principais dúvidas quanto a alguns procedimentos. Há época, informamos à chefia do setor sobre os pedidos de atualização incitados por esta equipe específica, bem como solicitamos autorização para tal prática, sendo oferecida extensão as demais equipes deste setor, caso houvesse interesse. **Conclusões: **Reconhecemos que as demandas para a educação em serviço não se definem somente valendo-se de uma lista de necessidades individuais de atualização, mas majoritariamente com base nos problemas da organização do trabalho. **Contribuições para a Enfermagem: **A viabilização de atitudes de atualização pelo enfermeiro dentro de sua equipe configura-se como um primeiro passo à construção de  meios que resultem em práticas de educação continuada a se desenvolver como rotina dentro nas unidades de saúde fortalecendo as ações de enfermagem.


Referências:
1-Ceccim RB, Feuerwerker LMC. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social. Physis. 2014;14(1): 41-65. 2- Freitas CM, Freitas CASL, Parente JRF, Vasconcelos MIO, Lima GK, Mesquita KO et al. Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica. Trab Educ Saúde. 2015;13(supl. 2):117-13 3- Adamy EK, Zocche DAA, Vendruscolo C, et al. Tecendo a educação permanente em saúde no contexto hospitalar: relato de experiência. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro.2017.