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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5883623


5883623

UMA TEIA ARTICULADA ENTRE ENSINO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA NAS AÇÕES EDUCATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Autores:
Marta Maria Gonçalves Balbé Pires|marta.balbe@iap.org.br|professora|doutora Em Educação|diretora Acadêmica|faculdade Adventista Paranaense

Resumo:
O trabalho de enfermagem é sistematizado e complexo podendo gerar sobrecarga física e mental aos profissionais(1). Sabe-se que o trabalho não é neutro, gerando sofrimento e prazer aos indivíduos(2). A enfermagem possui diversas áreas de atuação que precisam ter a sua organização laboral investigada, como as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Objetivou-se conhecer a organização do trabalho de enfermagem nas ILPI e sua relação com o sofrimento e prazer laboral. Os dados foram coletados por meio de entrevista, entre abril e setembro de 2013, em seis ILPI de uma cidade do noroeste do Paraná, e submetidos à análise de conteúdo(3), à luz da teoria da Psicodinâmica do Trabalho de Dejours(2). Os profissionais vivenciam o sofrimento diante do esforço físico, rotina acelerada e repetitiva, recursos humanos escassos, acúmulo de responsabilidades e ausência de serviço médico presencial na instituição. O prazer é vivenciado frente à divisão do trabalho entre a equipe, o bom relacionamento interpessoal, a liberdade de modificação da organização de trabalho e a criação de vínculos com os idosos. O estudo fornece subsídios para o planejamento de adequações na organização de trabalho de enfermagem nessas instituições, promovendo a melhoria da relação do trabalhador e sua atividade laboral e contribui com a ampliação da investigação da saúde dos trabalhadores de enfermagem na área da gerontologia.


Referências:
1. Loro MM, Zeitoune RCG. Collective strategy for facing occupational risks of a nursing team. Rev Esc Enferm USP. 2017;51:e03205. 2. Lancman S, Sznelwar L, Organizadores. Christophe Dejours: da psicopatologia à psicodinâmica do trabalho. Rio de Janeiro (RJ): Editora Fiocruz; 2011. 3. Bardin L. Análise de conteúdo. Lisboa (PT): Edições 70; 2011.