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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5880142


5880142

AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO CHECKLIST DE NASCIMENTO SEGURO EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DA CIDADE DE CURITIBA/PR

Autores:
Leticia Siniaki de Lima|letilima_22@hotmail.com|enfermeira|enfermeira Obstetra|chefia de Divisão de Enfermagem|maternidade Victor Ferreira do Amaral/ Complexo Hospital de Clínicas/ufpr ; Fernanda Pereira Lopes Greim|fernanda.greim@hc.ufpr.br|enfermeira|enfermeira da Qualidade E Segurança do Cuidado Ao Paciente|enfermeira|maternidade Victor Ferreira do Amaral/ Complexo Hospital de Clínicas/ufpr ; Alexandra Patricia Albareda|alexandra.albareda@hc.ufpr.br|administradora|mestranda No Programa de Planejamento E Governança Pública da Utfpr|chefia de Unidade|maternidade Victor Ferreira do Amaral/ Complexo Hospital de Clínicas/ufpr ; Andréa Cristina de Morais Chaves Thuler|andrea.chaves@ufpr.br|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem Pela Ufpr|enfermeira Assistencial|maternidade Victor Ferreira do Amaral/ Complexo Hospital de Clínicas/ufpr

Resumo:
**Introdução:** Relato de experiência de duas estudantes de uma universidade do estado do Rio de Janeiro na monitoria de História da Enfermagem e Ética Profissional, em 2017. A monitoria é regulamentada no âmbito institucional. Atende a complexidade das atividades acadêmicas desenvolvidas e facilita a mediação entre professor aluno. **Objetivos:** Descrever as dinâmicas, avaliações e estratégias de ensino utilizadas na disciplina; avaliar as dificuldades encontradas na realização da monitoria. **Metodologia:** A disciplina teve 92 horas/aula, que correspondem a 76,66% da carga horária desenvolvida em quatro horas ficando assim reduzida. A monitoria ocorre considerando o plano de ensino e as atividades acadêmicas de avaliação do conhecimento e desempenho dos alunos. Os encontros presenciais de orientações diminuíram e por vezes foi feito na hora do almoço. Buscou-se também estratégias de algumas orientações on-line com a aderência dos alunos. **Resultados:** atividades desenvolvidas: oficinas e seminários, organização de aulas com professores convidados, mini testes dos trabalhos apresentados, orientação aos grupos; dificuldades encontradas: período de greve devido atrasos de bolsas e salários de professores, que interferiram na execução do planejamento. Foram rediscutidas as temáticas e readequação constante do planejamento, para que não houvesse prejuízo ao processo ensino aprendizagem. Mesmo com as adversidades não houve evasão dos alunos, manteve-se frequência as aulas e obtiveram êxito nas avaliações, mantendo-se a média entre 8,0 – 9,0.  **Conclusões**: A instituição referida é historicamente marcada por luta e greve. Alunos e professores buscam estratégias de enfrentamento em ambientes adversos o que solidifica a identidade profissional e institucional. Os monitores desenvolveram com eficácia o processo de comunicação e buscam o conhecimento e a criatividade para atender os alunos e orientá-los em momentos oportunos. **Contribuições para a enfermagem: **A monitoria oportuniza o desenvolvimento de habilidades para o processo de ensinar e o aperfeiçoamento acadêmico importantes para a formação do enfermeiro.


Referências:
Lopes GT. O desenvolvimento da monitoria acadêmica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro: período 1985–2004. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro (RJ): FENF/UERJ; 2005. Lopes GT, Silveira DB, Sisnando DS. O cotidiano dos monitores de enfermagem da FENF/UERJ. Rio de Janeiro (RJ): UERJ; 2000. Relatório de Pesquisa.