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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5856587


5856587

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE DA MULHER EM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE: relato de experiência

Autores:
Ananda Cerqueira Barbosa de Vasconcelos|ananda.anibal@gmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|enfermeira Assistencial|universidade Federal do Piauí - Ufpi ; Alynne Maria de Brito Medeiros|medeiro12@hotmail.com|estudante|graduanda Em Enfermagem|estudante|universidade Federal do Piauí ; Amanda Gyedre de Sousa Pontes|pontesages@gmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|enfermeira Assistencial|universidade Federal do Piauí - Ufpi ; Mariana Lustosa de Carvalho|marianalustosacarvalho@gmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|enfermeira Assistencial|universidade Federal do Piauí - Ufpi ; Rafael Pablo da Silva|raphaellpabllosilva@hotmail.com|enfermeiro|bacharel Em Enfermagem|enfermeiro Assistencial|universidade Federal do Piauí - Ufpi

Resumo:
**Introdução: **Diante das grandes transformações no âmbito da saúde, faz-se necessário investir na formação e educação permanente dos profissionais¹. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma ferramenta utilizada para proporcionar melhorias no processo de trabalho. Como resultados, ela promove e incentiva o aprimoramento do conhecimento, além de trazer novas perspectivas com o desenvolvimento de competências advindas do pensar crítico-reflexivo e relacional². **Objetivo: **Relatar a vivência do enfermeiro residente de gerência dos serviços de enfermagem como promotor de ações de EPS e identificação das atribuições do enfermeiro em seu campo de atuação. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência de enfermeiros residentes de gerência dos serviços de enfermagem que atuaram em uma unidade de internação de um hospital universitário de alta complexidade e promoveram a EPS em seu processo de trabalho. Foram realizados três encontros para discutir as atividades que o enfermeiro deve realizar dentro do seu tempo de trabalho, inserindo o mesmo na construção de suas atribuições a partir do esperado pela política institucional. **Resultados:** A EPS sendo realizado por um residente de gerência propiciou um olhar diferenciado do processo de trabalho. A inserção dos enfermeiros na construção de suas atribuições gerou melhor adesão à discussão, motivou os profissionais e contribuiu com a reflexão de construção, de implantação, monitoramento e avaliação das propostas definidas. **Conclusões:** Momentos de EPS aproximam os profissionais em seus campos de atuação, promovem estímulos de motivação, melhoram a comunicação da equipe e aprimoram a qualidade do serviço.


Referências:
1. Salum NC, Prado ML. A Educação Permanente no desenvolvimento de competências dos profissionais de enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis. 2014; 23(2), 301-8, abr/jun. 2. Fagundes NC; Rangel AGC; Carneiro TM; Castro LMC; Gomes BS. Educação permanente em saúde no contexto do trabalho da enfermeira. Revista Enfermagem UERJ. 2016, v. 24, n.1.