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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5841265


5841265

HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA: FATORES ASSOCIADOS AO DESMAME PRECOCE

Autores:
Anna Flavia Figueiredo Fernandes|annafigueiredofernandes@hotmail.com|enfermeira|residente Em Saúde da Criança|residente|universidade Estadual de Londrina ; Rosangela Aparecida Pimenta Ferrari|ropimentaferrari@uel.br|enfermeira Docente|pos Doutoranda|enfermeira Docente|universidade Estadual de Londrina ; Márcia Aparecida dos Santos Silva Canario|marcia.s.s.canario@gmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|doutoranda|universidade Estadual de Londrina ; Alexandrina Aparecida Maciel Cardelli|macielalexandrina@gmail.com|enfermeira Docente|pos Doutora|enfermeira Docente|universidade Estadual de Londrina

Resumo:
**Introdução: **A hospitalização infantil é um processo de perdas, caracterizadas pelo afastamento da família, amigos, escola, brinquedos, que pode determinar agravos emocionais, difíceis de serem exteriorizados e traduzidos em palavras. A carta é uma forma de comunicação, permite expressar emoções, sentimentos e promove a interação entre as pessoas. **Objetivo:** Relatar a experiência da realização do projeto “Correio do afeto” com crianças hospitalizadas. **Metodologia**: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido a partir da realização da atividade “Correio do afeto” com crianças hospitalizadas e seus acompanhantes. Foram confeccionadas 43 cartas. **Resultados: **O projeto proporcionou às crianças e seus acompanhantes, a oportunidade de demonstrar por meio de cartas o desenvolvimento da imaginação, criatividade, estimulação da escrita e autonomia, promovendo diversão, distração, alívio das tensões e ansiedades. **Conclusão: **As necessidades da criança e família vão além do aspecto biológico, a humanização é fundamental. Nesse contexto, escrever cartas possibilita à criança expressar o que não consegue dizer através da fala. **Implicações para a Enfermagem: **A realização desta atividade demostra que a função do Enfermeiro vai além do cuidado direto e pontual, permitindo estabelecimento de relação de cuidado diferenciado e humanizada.


Referências:
LIMA VERDE GOMES, Ilvana et al. A hospitalização no olhar de crianças e adolescentes: sentimentos e experiências vivenciadas. Cogitare Enfermagem, v. 17, n. 4, 2012. MUNHÓZ, Maria Alcione. Um estudo da aprendizagem e desenvolvimento de crianças em situação de internação hospitalar. Educação, v. 29, n. 1, 2006. NETTO, Carla et al. Cartas: um instrumento desvelador que faz a diferença no processo educacional. Educação Por Escrito, v. 3, n. 1, 2012. SCHNEIDER, Carine Marlene; MEDEIROS, Letícia Galery. Criança hospitalizada eo impacto emocional gerado nos pais. Unoesc & Ciência-ACHS, v. 2, n. 2, p. 140-155, 2012.