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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5806600


5806600

Psicoeducação com usuários em serviço ambulatorial de saúde mental.

Autores:
Maria Odete Pereira|m.odetepereira@gmail.com|enfermeira|doutorado Em Ciências Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade de São Paulo.|professor Adjunto.|universidade Federal de Minas Gerais ; Juliana Lemos Rabelo|juliana.lemos@ebserh.gov.br|enfermeira|mestrado|enfermeira Em Saúde Mental|hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais – Ebserh. ; Anna Patrícia dos Santos Cunha|anna.cunha@ebserh.gov.br|enfermeira|especialista|enfermeira Saúde Mental|hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais – Ebserh. ; Natália de Magalhães Ribeiro Gomes|nataliamrg@hotmail.com|enfermeira|graduação|enfermeira|escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
O USO DE FANTOCHES PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL PESSOA; Daniela Baquiega¹; RODRIGUES, Juliana Silva¹;ASSIS,  Letícia¹;SANTOS, Micaela Souza¹; SOUZA, Marise Ramos²; BORGES, Cristiane José (Orientadora)³ INSTITUIÇÃO: Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (UFG - REJ) ¹ Acadêmicas de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí e bolsista do Programa de Educação Tutorial - danielapessoa59@gmail.com ² Professora doutora da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí e Tutora do Programa de Educação Tutorial. ³ Professora doutora da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí e Professora colaboradora do Programa de Educação Tutorial. Palavras-chave: Promoção da saúde; Educação em Saúde. Introdução: A atividade lúdica é  um importante recurso para  a educação em saúde com o público infantil, possibilitando a formação de concepções sobre o processo saúde-doença1. Objetivo: Relatar a experiência em utilizar o teatro de fantoches para a promoção e educação infantil sobre bullying nas escolas. Metodologia: Relato de intervenção proveniente do projeto de extensão intitulado “Teatro de Fantoches no Shopping: Promoção e Educação Infantil”, o qual foi idealizado pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí em parceria como Centro de Referência de Assistência Social e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde, através da “Campanha de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e ao trabalho infantil”. O público alvo constitui-se de crianças e adolescentes que frequentavam o shopping do município de Jataí-Goiás. Foi implementada entre os dias 18 a 20 de maio de 2018,  com apresentações  de peças teatrais nos três turnos, a qual foi redigida pelos membros do grupo PET. Resultados: Participaram 199 pessoas nas apresentações do teatro supracitado, destas 131 (66%) do sexo feminino. Houve predominância de participantes com faixa etária entre 1 a 10 anos (n. 124; 63,5%). Conclusão: Os resultados evidenciaram a presença expressiva de crianças, contribuindo assim, para uma ampla divulgação para prevenção da violência e bullying nas escolas. Contribuições para Enfermagem: A promoção de atividade educativa junto a comunidade contribui para o desempenho das atividades de enfermagem, com vistas na promoção da saúde e proteção de doenças. REFERÊNCIAS: 1- Luchetti AJ, Moreale VC, Parro MC. Educação em saúde: uma experiência com teatro de fantoches no ensino nutricional de escolares. CuidArte, Enferm. 2011; v.5 : 97-103.


Referências:
Luchetti AJ, Moreale VC, Parro MC. Educação em saúde: uma experiência com teatro de fantoches no ensino nutricional de escolares. CuidArte, Enferm. 2011; v.5 : 97-103.