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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5739519


5739519

Evolução da Sífilis Gestacional no Estado do Paraná

Autores:
Milena Passarelli Cortez|milenapcortez@hotmail.com|estudante de Graduação|nenhuma|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Alessandro Rolim Scholze|scholze@uenp.edu.br|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|professor|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Fernanda Prado Marinho|fernanda-marinho-93@hotmail.com|estudante de Graduação|nenhuma|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Wendell Henrique Cândido Bueno|wendellobueno@gmail.com|estudante de Graduação|nenhuma|estudante|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Léia Regina Alcântara|alcantara@uenp.edu.br|enfermeira|mestre|professora|universidade Estadual do Norte do Paraná ; Emiliana Cristina Melo|ecmelo@uenp.edu.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora|universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo:
Introdução: O cuidado integral à criança contempla o seu bem estar físico, emocional e social, sendo todos eles desenvolvidos através do brincar. Esta necessidade não cessa quando a criança encontra-se hospitalizada1. Objetivos: Relatar a elaboração de um brinquedo para utilização como Brinquedo Terapêutico Instrucional com crianças hospitalizadas. Método: Trata-se de um relato de experiência analítico descritivo a partir da elaboração de um brinquedo para utilização na técnica do Brinquedo Terapêutico Instrucional com crianças hospitalizadas. Elaborado por discentes de graduação em Enfermagem, na disciplina Saúde da Criança e do Adolescente Hospitalizado. A construção do brinquedo ocorreu em 4 etapas: discussão sobre modalidade, objetivo e materiais, pesquisa de mercado, aquisição dos materiais e confecção do brinquedo. Resultados: Foi confeccionada uma boneca de pano destinada à crianças pré-escolares e escolares com a finalidade de preparar a criança para a realização dos procedimentos de enfermagem no ambiente hospitalar. O brinquedo construído possibilita a compreensão e favorece a colaboração acerca dos procedimentos, reduzir a ansiedade e medo de procedimentos desconhecidos pela criança e sua família. O uso deste brinquedo contempla 03 etapas: explicação e realização do procedimento na boneca pelo enfermeiro, permitir que a criança realize o procedimento, e posteriormente o profissional realiza o procedimento na criança. Para sua aplicação, recomenda-se que sejam utilizados os materiais para cada procedimento, bem como o uso de um jaleco pela criança, para que aproximar com o papel do enfermeiro. Conclusão: O conhecimento teórico adquirido na disciplina somado à experiência da elaboração do brinquedo possibilitou o desenvolvimento de habilidades para criação de propostas lúdicas para atender as necessidades da criança e sua família durante a hospitalização para um ambiente que favoreça o uso do Brinquedo Terapêutico. Contribuições para a enfermagem: Desenvolvimento empático da equipe de enfermagem pela criança hospitalizada, humanização e preservação das necessidades de cada fase da infância.


Referências:
¹Oliveira CS et al. Brinquedo Terapêutico na assistência à criança: percepção de enfermeiros das unidades pediátricas de um hospital universitário. Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped. | v.15, n.1, p 21-30 |Junho 2015. Acesso em 02 de maio 2018. Disponível em: .