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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5711899


5711899

Grupo interdisciplinar de mulheres mastectomizadas: Um relato de experiência.

Autores:
Ana Karoliny Costa Barbosa|karoly_jf@hotmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|enfermeira Residente|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ; Laís Menezes Pereira|laismenezespereira@gmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|enfermeira Residente|universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo:
Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em enfermagem (DCNs) norteiam a formação do profissional e objetiva a qualificação dos graduandos para o futuro exercício da profissão, através do ensino generalista, humanista, crítico e reflexivo, incluindo como base o conhecimento científico e intelectual, pautando-se em princípios éticos e legais.1 Objetivos: Relatar a experiência do ensino da ética em um curso de graduação em enfermagem Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência elaborado a partir das vivências de um acadêmico do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina no que diz respeito ao ensino da ética ao longo da formação. Resultados: A transversalidade do conteúdo no currículo do curso enfermagem por meio de vivências teórico práticas, permite os acadêmicos criarem um espaço para reflexão e discussão, estimulando o senso crítico e buscando o raciocínio crítico e reflexivo para conduzir com competência, comprometimento e responsabilidade a profissão. Conclusões: É fundamental e relevante o ensino da ética no período de formação dos graduandos em enfermagem, pois estimula os mesmos atuarem como futuros profissionais de forma humanizada, ajustável, inovador e interligada a consciência profissional ao cuidado ético. Implicações para a Enfermagem: O ensino da ética na graduação se torna primordial para a consolidação da atenção à saúde pelos futuros enfermeiros, marcado por capacidades técnicas, científicas e humanas.


Referências:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Graduação. Resolução CNE/ CES Nº 3, de 7 de novembro de 2001. [online]. Disponível em: http://www.mec.gov.br/sesu/diretriz.htm [Acesso em 5 de agosto de 2005].