Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5696876


5696876

EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HIV/AIDS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM USUÁRIOS DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO AMAPÁ

Autores:
Laís Leite Lemos|laislms18@gmail.com|estudante de Graduação|graduando|estudante|universidade Federal do Amapá ; Ingrid Souza Reis Santos||enfermeira|enfermeira|enfermeira|hospital ; Larissa Duarte Ferreira||enfermeira|enfermeira|enfermeira|hospital ; Marciane dos Santos Marques||enfermeira|enfermeira|enfermeira|hospital ; Raissa dos Santos Flexa||enfermeira|enfermeira|enfermeira|hospital ; Rosana Oliveira do Nascimento||enfermeira|enfermeira|enfermeira|hospital

Resumo:
**Introdução: **A enfermagem ao ampliar seu campo de conhecimento alicerçado nos elementos da prática, têm desenvolvido instrumentos que qualificam seu processo de cuidar(1), como os resultados de pesquisas científicas. Entende-se que existem muitas barreiras para disseminar e usar resultados de pesquisa em saúde no Brasil(2). Neste sentido, a _Knowledge Translation_ (_KT_) é um processo dinâmico e interativo que inclui a síntese, disseminação, intercâmbio e aplicação de conhecimento na prática(3). **Objetivo:** Promover reflexões acerca da _KT_ e o processo de cuidar em enfermagem. **Método**: Reflexão fundamentada na troca de saberes com pesquisadores da KT na Universidade de British Columbia (UBC), Okanagan-Canadá. **Reflexões: **Entende-se a KT como uma metodologia que pode orientar a prática clínica de enfermagem. Com base no conhecimento e em evidências científicas que podem contribuir para uma cuidado seguro com melhores resultados para os pacientes. Pela interação entre pesquisadores e usuários do conhecimento. Com a expectativa de que os resultados de pesquisa sejam divulgados para o público interessado. Preenchendo o _gap_ entre o que sabemos e o que fazemos, transformando a pesquisa em ação.  **Considerações finais: **A KT pode contribuir para um exclusivo processo de cuidar em enfermagem direcionado para as necessidades dos pacientes. Com o engajamento de usuários do conhecimento, em todo o processo de desenvolvimento de uma pesquisa científica.


Referências:
1. Crossetti MGO, Góes MGO de. Translação do conhecimento: um desafio para prática de enfermagem. Rev. Gaúcha Enferm. 2017; 38(2):e74266. 2. Oelke ND, Lima MADS, Acosta AM. Knowledge translation: translating research into policy and practice. Rev. Gaúcha Enferm. 2015; 36(3):113-117. 3. Canadian Institutes of Health Research. More about knowledge translation at CIHR: knowledge translation definition. 2014.