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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5660861


5660861

Consulta de Enfermagem na Atenção Primária: oficinas como Contrapartida do COAPES

Autores:
Marcela Pereira Oliveira|marcelaoliveira727@gmail.com|enfermagem|mestre Em Ensino Em Ciências da Saúde E Meio Ambiente|docente|centro de Ensino Superior de Valença ; Larissa de Oliveira Cesar do Carmo|cesar.oliveira.larissa@gmail.com|enfermagem|discente|aluna do Projeto de Iniciação Científica|centro de Ensino Superior de Valença ; Ana Beatriz Reis Rodrigues|enf.abrr@gmail.com|enfermagem|mestre Em Saúde Coletiva|docente|centro de Ensino Superior de Valença ; Amanda Barboza Rodegueri|amanda.rodegheri@outlook.com|enfermagem|discente|discente|centro de Ensino Superior de Valença

Resumo:
**Introdução.** A promoção da saúde consiste num conjunto de estratégias para melhoria da qualidade de vida dos indivíduos e coletividades, objetivando mudanças nos condicionantes e determinantes sociais de saúde, favorecendo escolhas saudáveis por parte dos indivíduos e coletividades. A Logoteoria procura direcionar e orientar o paciente para um sentido concreto e pessoal, ampliando o seu campo de visão para que perceba o espectro completo de possibilidades de sentido e de valores pessoais e concretos e assim tomar decisões conscientes1. **Objetivo.** Relatar as contribuições da Logoteoria na Promoção da Saúde aplicada no Projeto Diagnósticos do Viver. **Metodologia.** Relato de experiência, adotando o método descritivo segundo as etapas sequenciais da realidade concreta. O projeto acontece em uma Associação de Saúde Mental, faz parte da atividade prática da Disciplina o Ser Humano e sua Integralidade na Saúde. Os alunos realizam avaliação das dimensões singular, particular e estrutural através de atividades com base na pedagogia problematizadora e nos pressupostos da Logoteoria, favorecendo a reflexão e o empoderamento da comunidade. **Resultados.** A comunidade reflete sobre a sua responsabilidade pela própria vida e a necessidade de participação social. Transpõem a visão de saúde focada na doença e constroem novos projetos individuais e para a comunidade. Para o aluno oportuniza uma vivência real da promoção da saúde. **Conclusões.** O cuidar acontece a partir das necessidades da população, olhando além das questões físicas, para as questões do gerenciamento da própria vida. **Implicações para a enfermagem.** Na formação do enfermeiro, é importante buscar referenciais teóricos e estratégias que cuidem das reais necessidades da população.


Referências:
1. Frankl VE. Psicoterapia e sentido da vida. São Paulo: Quadrante; 2003.