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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5644709


5644709

ECOMAPA: CONHECER PARA MELHOR CUIDAR.

Autores:
Diesa Alinny Martins Cabral|diesaalinny@gmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão - Ufma ; Denize Abreu Soares|denizeabreu26@gmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão - Ufma ; Daniele Souza Silva|danisouza541@gmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão - Ufma ; Deyze Abreu Soares|deyzeabreusoares@gmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão - Ufma ; Maina Samiri Soares Cunha|maysammyr@gmail.com|estudante|acadêmico de Enfermagem|acadêmico|universidade Federal do Maranhão - Ufma

Resumo:
**Introdução: **A simulação _in situ _surgiu como estratégia de ensino para melhorar as competências dos profissionais e representa um excelente recurso ao desenvolvimento da autoconfiança(1) **.Objetivos:** Avaliar a evolução do conhecimento e autoconfiança na aprendizagem relacionada à assistência a parada cardiopulmonar (PCP) por profissionais de enfermagem. **Metodologia: **Estudo quase experimental, quantitativo, desenvolvido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e no Pronto Socorro (PS) de um Hospital Publico. A amostra foi de conveniência, composta de 4 enfermeiros da UTI e 3 do PS, 14 técnicos de enfermagem da UTI e 17 do PS. Utilizou-se questionário para avaliação de conhecimento sobre assistência em PCP baseado nas diretrizes da American Heart Association (AHA) e a escala de autoconfiança na aprendizagem adaptada para profissionais de enfermagem. Na UTI (grupo experimental), foi criado um cenário simulado de alta fidelidade onde utilizou-se um simulador de paciente e no PS (grupo controle) a estratégia de aula dialogada sobre a temática PCP. Considerou-se significativo os resultados com p≤0,05. **Resultados: **O conhecimento dos profissionais do grupo experimental aumentou de forma significativa da fase inicial (pré-simulação) à fase final (30 dias pós-simulação) e a autoconfiança na aprendizagem manteve-se constante. Os enfermeiros, quando comparados aos técnicos de enfermagem aumentaram o conhecimento de forma significativa (p=0,03). **Conclusões: **No contexto geral, constatou-se que a simulação _in situ_ subsidia aumento da aprendizagem significativa. O nível autoconfiança na aprendizagem manteve-se inalterado. **Contribuições para a enfermagem:** Proporcionar oportunidade hipotética que incorpora a representação autêntica da realidade para facilitar o envolvimento ativo do participante e integrar as complexidades do aprendizado prático e teórico em tempo real e no cenário de atuação profissional.


Referências:
1. MARTINS, J C A. Self-confidence for emergency intervention: adaptation and cultural validation of the Self-confidence Scale in nursing students. Rev Lat Am Enferm, Julho/Agosto, 2014; 22(4): p.554– 561. 2. VILLEMURE, Catherine et al. An integrative review of in situ simulation training: implications for critical care nurses. Critical Care Nursing, 2016; 2: p. 23. 3. MESKA, M H G. et al. Retenção urinária: implicações do treino simulado de baixa fidelidade na autoconfiança do enfermeiro; Rev Esc Enferm USP, 2016; 50(5): p.833-839. 4. MARTINS, J C A. Aprendizagem e desenvolvimento em contexto de prática simulada. Rev de Enferm Ref. Março, 2017; 4(12): p.155-162.