Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5610902


5610902

ESTIGMAS SOCIAIS: Interferência na adesão e tratamento de pessoas acometidas pela hanseníase

Autores:
José Wáttylla Alves dos Santos Paiva|jose.paiva@hc.ufpr.br|enfermeiro|especialista|enfermeiro Vigilância|faculdade de Educação São Francisco ; Maria Justina da Silva|mariajustina90@hotmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira da Atenção Básica|faculdade de Educação São Francisco ; Elainny Crhystina Vieira Fialho|elainnyfialho1@hotmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira da Atenção Básica|faculdade de Educação São Francisco

Resumo:
**Introdução: **Ao ensino da história da profissão é imprescindível a criatividade para motivar e rememorar a realidade das épocas e eventos. **Objetivo**: relatar dinâmica de ensino denominada “círculo da história”. **Metodologia: ** Relato de experiência de Metodologia Ativa de Ensino, na disciplina “Processo de Viver Humano II– as práticas de saúde”, 2ª fase da Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina, agosto de 2017, módulo de história da enfermagem. Participaram 30 alunos e 5 professoras, 10 horas de aula, dividas em duas manhãs, organizadas em momentos 1º -apresentação do objetivo e proposta pedagógica; 2º- distribuídos artigos, livros de história da enfermagem e saúde, das associações, conselhos profissionais e documentos institucionais da Universidade Federal de Santa Catarina e Hospital Universitário. No 3º- cada aluno foi sorteado com uma questão a ser respondida sobre história da enfermagem e da saúde,  Brasil e mundo. A aula de finalização continuou o estudo com entrega de camisetas e material de colagem e pintura,  cada um respondia retratando a história por meio de estampa. Ao final formou-se um círculo, todos vestidos com a camiseta e da primeira a última questão foi contada a história da profissão e da saúde no Brasil e no mundo. Ao final foi realizada avaliação do conteúdo, da dinâmica e aprendizado. **Resultados: **100% dos alunos participaram na atividade e na avaliação, definiram a dinâmica criativa, alegre e agregadora do grupo. Conteúdo divertido e interessante, contribuindo ao aprendizado efetivo e motivador.** Conclusão**: Modo inovador para compreensão organizacional da enfermagem e da saúde no Brasil e no mundo. **Contribuições para a Enfermagem: **conhecer a história profissional e percebê-la como essencial à formação garante identidade e profissionalismo aos futuros enfermeiros.


Referências:
Padilha MI; Borenstein MS; Santos I. Enfermagem História de uma Profissão. 2ed., Difusão Editora, Porto Alegre. 2015.