5607956 | Expedição insulina: Avaliando o acondicionamento da insulina durante atividades de lazer | Autores: Sávio Dias de Paula Mello|savio.mello.77@gmail.com|estudante Técnico de Enfermagem|estudante|estudante|cefet/rj- Uned. Nova Iguaçu ; Lorena Fortuna da Silva|lorenafortuna0302@gmail.com|estudande|estudante|estudante|cefet/rj- Uned. Nova Iguaçu ; Ana Beatriz de Andrade Soares de Oliveira|beatrizand.oliveira@gmail.com|estudante Técnico de Enfermagem|estudante|estudante|cefet/rj- Uned. Nova Iguaçu ; Marcela dos Santos Ferreira|cceccella@hotmail.com|enfermeira|mestre|enfermeira|cefet/rj- Uned. Nova Iguaçu ; Júlio Cesar Santos da Silva|jcesarsantos@gmail.com|enfermeiro|doutor|enfermeiro|cefet/rj- Uned. Nova Iguaçu ; Cristiane Rosa Magalhães|magalhaescr@gmail.com|enfermeiro|doutor|enfermeiro|cefet/rj- Uned. Nova Iguaçu |
Resumo: Introdução: A temática da formação profissional na área da saúde é um desafio
contínuo, a qual merece ampliar os seus espaços de debates, tanto no que diz
respeito em aos princípios e diretrizes do SUS como das necessidades da
comunidade(1).Potencializar a integração ensino serviço como espaço de
construção coletiva é um método pedagógico de aprendizagem e trocas de
experiências para a formação de profissionais imbuídos a competências técnicas
e sociais, atendendo às necessidades dos sujeitos envolvidos no processo de
integração ensino-serviço-comunidade(2,3,4). Objetivo: Apresentar os desafios
da integração ensino-serviço-comunidade discutidos em oficinas temáticas
realizadas pelos integrantes do PET-Saúde GraduaSUS. Metodologia: Trata-se de
um relato de experiência das oficinas temáticas organizadas pelo PET-Saúde e
que envolveram estudantes, profissionais, professores e usuários. Estas foram
desenvolvidas no primeiro semestre de 2017, em parceria com os Cursos de
Graduação da Área da Saúde e Residências Multiprofissionais da Universidade
Franciscana, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria e
Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS). Resultados: Dentre os
principais desafios, foram destacados: dificuldades relacionadas ao espaço
físico das Unidades de Saúde; necessidade de ações integradas de educação
permanente; fragmentação da rede de atenção à saúde; necessidade de
qualificação para a preceptoria; sobrecarga dos profissionais; modelo
biomédico ainda presente na formação profissional, dificuldade de
identificação do modelo de saúde preconizado pelo município; poucas propostas
de integração entre os cursos nos cenários de práticas; reduzido tempo de
estágios/práticas e necessidade de mais ações enfoque na
interprofissionalidade. Conclusão: Encontros como esse renovam as reflexões
apontando novas estratégias acerca da qualificação dos cenários de práticas e
do processo de trabalho em saúde, repercutindo diretamente na formação
profissional. Contribuições para a Enfermagem: O trabalho multiprofissional e
interdisciplinar do PET-Saúde se apresenta como importante dispositivo de
reorientação tanto para a formação profissional, como da atenção à saúde.
Referências: 1. Brasil. Programa Nacional de Reorientação da Formatação Profissional em Saúde. Ministério da Saúde e Ministério da Educação, Brasília (DF); 2007.
2. Costa MV, Borges FA. O Pró-PET-Saúde frente aos desafios do processo de formação profissional em saúde. Interface (Botucatu) 2015; 19(1): 753-763.
3. Santos RCA; Miranda FAN. Articulação ensino-serviço na perspectiva dos profissionais de saúde da família. Revista de Aps (Juiz de Fora) 2016; 1(19): 7-13.
4. Vendruscolo C, Ferraz F, Prado ML, Kleba ME, Reibnitz KS. Teaching-service integration and its interface in the context of reorienting health education. Interface (Botucatu) 2016; 20 (59): 1015-1025. |