Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5590197


5590197

Perfil das Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária em um município baiano de grande porte (2008-2017)

Autores:
Nildo Batista Mascarenhas|nildomascarenhas@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Auxiliar|universidade do Estado da Bahia ; Mariana Costa da Silva|marymc.costa@gmail.com|enfermeira|mestra Em Enfermagem|professora Substituta|universidade do Estado da Bahia

Resumo:
REPERCUSSÕES DA ANÓXIA FRENTE AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: ESTUDO DE REVISÃO Hévila Ferreira Gomes Medeiros Braga, Aynoan de Sousa Amaro, Roberta Kelly Campos da Silva, Samara Cynthia Andrade Silva, Emanuella Silva Joventino RESUMO Introdução: A anóxia é caracterizada por diminuição ou insuficiência de oxigenação do sangue para suprir as exigências metabólicas de um organismo humano vivo.¹ Dessa forma, a sua ocorrência em recém-nascidos pode afetar o seu desenvolvimento. Objetivo: Descrever as consequências da anóxia frente ao desenvolvimento infantil, conforme a literatura. Metodologia: Revisão integrativa da literatura, realizada pela busca utilizando-se os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Anóxia AND Desenvolvimento Infantil. Com este cruzamento de descritores foram identificados: 397 resultados na Medline; 14 na LILACS e 03 na IBECS, totalizando 414 publicações. Posteriormente, à sequência das leituras mais profundas, foram realizados fichamentos para identificar os conceitos e definições chave trazidos pelos artigos. Resultados: Constatou-se que dos oito artigos selecionados 38,46% são Quantitativos, 30,77% foram considerados Qualitativos e 30,77% são Revisão de Literatura. A depender do quadro de Anóxia, sabe-se que pode levar ao comprometimento do sistema neurológico e diversos órgãos da criança, entre os quais se destacam: coração, pulmões, rins, adrenais, fígado, intestino e medula óssea. Os danos cerebrais decorrentes da hipóxia perinatal são os mais graves e as maiores causas de morbidade e mortalidade infantil. Estes podem causar retardo mental, ataques epilépticos e paralisia cerebral, comprometendo o desenvolvimento infantil. Conclusões: A anóxia pode estar relacionada ao parto cesariano, hipertonia, enforcamento, rompimento prematuro da bolsa amniótica, anemia, asfixia materna, podendo comprometer o desenvolvimento infantil. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: O enfermeiro pode tornar-se mais sensível às repercussões da anóxia frente ao desenvolvimento infantil, propiciando a antecipação das situações de risco, a fim de minimizar o predomínio de anóxia e seus efeitos. Descritores: Anóxia. Desenvolvimento Infantil. Saúde da Criança. Referências: 1Vexler ZS, Ferriero DM. Molecular and biochemical mechanisms of perinatal brain injury. Semin Neonatol. 2001;6(2):99-108.


Referências:
Vexler ZS, Ferriero DM. Molecular and biochemical mechanisms of perinatal brain injury. Semin Neonatol. 2001;6(2):99-108.