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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5538176


5538176

PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA E O PROTAGONISMO DO ENFERMEIRO NO FORTALECIMENTO DA INTERSETORIALIDADE NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES-PA

Autores:
Tamilis Feitosa Leal|tamilisleal@gmail.com|enfermeira|mestranda do Programa de Pós Graduação Saúde Ambiente E Sociedade Na Universidade Federal do Pará|enfermeira- Coordenadora do Programa Saúde Na Escola No Município de Benevides-pará|universidade do Est ; Tatiane Gisele Marques da Silva|tatigms21@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Gestão da Clínica No Sus Instituto Sírio Libanês|enfermeira- Coordenadora do Programa Saúde da Mulher No Município de Benevides-pará|universidade do Estado do Pará Secreta ; Leide Carrera da Costa|paraense100porcento@hotmail.com|enfermeira|aluna de Especialização Em Atenção Primária Na Faculdade Metropolitana da Amazônia - Famaz|enfermeira- Coordenadora do Programa Saúde do Idoso No Município de Benevides-pará|universidade D ; Maria de Fatima Pinheiro Carrera|fatimapcarrera@hotmail.com|enfermeira|doutorado Em Enfermagem - Universidade Federal do Rio de Janeiro|diretora do Departamento de Ações Em Saúde No Município de Benevides-pará|universidade do Estado do Pará Secretaria Mu ; Simone Beverly Nascimento da Costa|beverlycosta@hotmail.com|enfermeira|doutoranda Em Enfermagem|secretária Municipal de Saude Em Benevides-pará|universidade do Estado do Pará Secretaria Municipal de Saúde de Benevides-pa

Resumo:
**Introdução:** A escolha profissional é multifatorial e está interligada às experiências de vida cotidiana e às perspectivas de futuro por diversos motivos: profissionais já atuantes, alunos que não passaram para curso de medicina, indução dos pais.¹. No período do estágio final surgem diversos sentimentos com os quais nem todos conseguem lidar. **Objetivo: **Compreender os diversos sentimentos ocorridos durante o estágio curricular supervisionado, desenvolvido em uma instituição de ensino superior, no final do curso de graduação em Enfermagem. **Metodologia: **Relato de experiência, realizado no período do estágio supervisionado por acadêmicos de enfermagem. **Resultados:** A grande maioria dos acadêmicos ingressantes do curso de enfermagem é jovem e do sexo feminino. Quando chegam ao estágio curricular supervisionado no final da faculdade começam a apresentar inúmeros sentimentos, aos quais muitas vezes geram conflitos consigo e com outros, como: a insegurança, frustração, desânimo, ansiedade, tristeza e até mesmo o abandono do curso, pois trata-se de um momento de conflito na vida do aluno no que se refere às experiências e busca-se estratégias para lidar com os sentimentos em campo de estágio. **Conclusão:** Constatou-se que os sentimentos de ansiedade dos alunos são ocasionados, especialmente, pela sensação de insegurança diante das demandas cotidianas inerentes ao exercício profissional. Considerando que o estágio é indispensável na construção da identidade profissional e que o envolvimento humano não pode ser sistematizado, deve buscar-se um contato mais intenso para gerar o conhecimento. **Implicações para a Enfermagem**: Pode ser uma futura contribuição para acadêmicos, ingressantes e uma sugestão para os professores de estágio para que reforcem sentimentos de confiança, de comprometimento com a profissão e reflexão com relação ao curso.


Referências:
Lima CA, Vieira MA, Costa FM. Caracterização dos estudantes do curso de graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Revista Norte Mineira de Enfermagem. 2014.