5533985 | Indicadores de qualidade da educação em enfermagem no Estado de Sergipe | Autores: Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa|milenakatrine.enfermagem@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde E Ambiente|coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes|universidade Tiradentes ; Milena Katrine Andrade Santos|milenakatrine.enfermagem@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade Tiradentes ; Rebeca Lira de Oliveira Prado Vieira|becaprado@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade Tiradentes ; Marcio Lemos Coutinho|marcio.eesp@gmail.com|fonoaudiólogo (outros Profissionais)|mestre Em Saúde Coletiva|docente|universidade Tiradentes |
Resumo: Introdução: A admissão hospitalar é algo que modifica o cotidiano da criança,
interferindo na sua unidade familiar. O manejo de tal situação apresenta-se
como uma tarefa complexa para a família e a criança hospitalizada, exigindo da
equipe de saúde, em especial enfermagem, uma assistência diferenciada a este
processo1. Desta forma, trabalhar com crianças implica em trabalhar com seus
pais, especialmente com suas dúvidas, sentimentos e atitudes. Assim, uma forma
de minimizar o estresse da hospitalização, é utilizar o lúdico. Objetivo:
relatar a experiência do projeto de extensão “Cuidar, brincar e aprender:
estratégias para promover a saúde da criança e do adolescente. Metodologia:
atividades lúdicas educativas para promover a saúde das crianças/adolescentes.
Resultados: as ações são desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem durante as
atividades teórico-práticas, acompanhados por um professor em um hospital
pediátrico. Os acadêmicos preparam previamente material e orientações para as
crianças/adolescentes e seus familiares/responsáveis. Como instrumentos são
utilizados: desenhos para colorir, jogos de memória, jogos manuais, folders,
brincadeiras, entre outros. Conclusões: utilizar o lúdico proporciona vínculo
entre os profissionais e as crianças hospitalizadas e seus responsáveis,
minimizando o estresse da hospitalização, proporcionando assim um cuidado de
enfermagem individualizado e eficiente. Contribuições para a enfermagem: A
ação educativa do enfermeiro junto a este público torna-se imprescindível para
a prevenção de problemas futuros. Além disso, envolver os acadêmicos de
enfermagem nas atividades lúdicas permite a aplicação do conhecimento
discutido nas aulas teóricas.
Referências: AZEVEDO, Dulcian Medeiros de, et al. O brincar enquanto instrumento terapêutico: opinião de acompanhantes. Revista eletrônica de enfermagem. 2008 , vol.10, n.1
SOARES, Maria Rita Zoéga. Hospitalização Infantil: Análise do Comportamento da Criança e o Papel da Psicologia da Saúde. Revista Pediatria Moderna. V. 37, n. 11, Novembro 2001 |