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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5533985


5533985

Indicadores de qualidade da educação em enfermagem no Estado de Sergipe

Autores:
Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa|milenakatrine.enfermagem@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde E Ambiente|coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes|universidade Tiradentes ; Milena Katrine Andrade Santos|milenakatrine.enfermagem@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade Tiradentes ; Rebeca Lira de Oliveira Prado Vieira|becaprado@hotmail.com|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universidade Tiradentes ; Marcio Lemos Coutinho|marcio.eesp@gmail.com|fonoaudiólogo (outros Profissionais)|mestre Em Saúde Coletiva|docente|universidade Tiradentes

Resumo:
Introdução: A admissão hospitalar é algo que modifica o cotidiano da criança, interferindo na sua unidade familiar. O manejo de tal situação apresenta-se como uma tarefa complexa para a família e a criança hospitalizada, exigindo da equipe de saúde, em especial enfermagem, uma assistência diferenciada a este processo1. Desta forma, trabalhar com crianças implica em trabalhar com seus pais, especialmente com suas dúvidas, sentimentos e atitudes. Assim, uma forma de minimizar o estresse da hospitalização, é utilizar o lúdico. Objetivo: relatar a experiência do projeto de extensão “Cuidar, brincar e aprender: estratégias para promover a saúde da criança e do adolescente. Metodologia: atividades lúdicas educativas para promover a saúde das crianças/adolescentes. Resultados: as ações são desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem durante as atividades teórico-práticas, acompanhados por um professor em um hospital pediátrico. Os acadêmicos preparam previamente material e orientações para as crianças/adolescentes e seus familiares/responsáveis. Como instrumentos são utilizados: desenhos para colorir, jogos de memória, jogos manuais, folders, brincadeiras, entre outros. Conclusões: utilizar o lúdico proporciona vínculo entre os profissionais e as crianças hospitalizadas e seus responsáveis, minimizando o estresse da hospitalização, proporcionando assim um cuidado de enfermagem individualizado e eficiente. Contribuições para a enfermagem: A ação educativa do enfermeiro junto a este público torna-se imprescindível para a prevenção de problemas futuros. Além disso, envolver os acadêmicos de enfermagem nas atividades lúdicas permite a aplicação do conhecimento discutido nas aulas teóricas.


Referências:
AZEVEDO, Dulcian Medeiros de, et al. O brincar enquanto instrumento terapêutico: opinião de acompanhantes. Revista eletrônica de enfermagem. 2008 , vol.10, n.1 SOARES, Maria Rita Zoéga. Hospitalização Infantil: Análise do Comportamento da Criança e o Papel da Psicologia da Saúde. Revista Pediatria Moderna. V. 37, n. 11, Novembro 2001