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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5486935


5486935

O ENFERMEIRO FRENTE AO PACIENTE ESQUIZOFRÊNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Evaney Corrêa dos Santos|evaney1@hotmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem Bacharelado Com Pós-graduação Auditoria Nos Serviços E Sistemas de Saúde|enfermeira Assistencial Em Bloco Cirúrgico|universidade Federal de Sergipe ; Elizângela Prado Lima|sil.sandes@hotmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem Bacharelado|enfermeira|faculdade Estácio de Sergipe ; Nadine Prata Vieira Rodrigues|sil.sandes@hotmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem Bacharelado|enfermeira|faculdade Estácio de Sergipe ; Maria Cristina Leite Ferraz|crislferraz@hotmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem Bacharelado, Especialização Em Residência Multiprofissional Em Saúde da Criança E Mestrado Em Enfermagem Em Andamento|mestranda Em Enfermagem Pela Universidade Federal ; Elaine Corrêa Torres Brach|evaney1@hotmail.com|estudante de Graduação Em Enfermagem|estudante de Graduação Em Enfermagem Bacharelado|estudante de Graduação Em Enfermagem|faculdade Mauricio de Nassau

Resumo:
**RESUMO** **Introdução: **O conhecimento dos preceitos éticos e legais que norteiam a profissão de Enfermagem é fundamental para que seja assegurada uma assistência livre de danos e de riscos, bem como o direito ao exercício da profissão com liberdade e autonomia(1,2). **Objetivo:** analisar ocorrências éticas vivenciadas no âmbito hospitalar por acadêmicos de Enfermagem de uma Escola de Saúde no norte do Brasil. **Método: **Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado na Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas, em julho de 2012, com 150 acadêmicos de Enfermagem, utilizando questionário, sendo os dados analisados descritivamente. **Resultados:** Evidenciou-se que 60% dos acadêmicos vivenciaram uma ocorrência ética, destacando o desrespeito entre profissionais e pacientes e o registro de informações inverídicas em prontuário. Lacunas de conhecimento sugerem que o ensino da ética deva permear as discussões durante o curso, como disciplina de cunho transversal. **Considerações Finais: **As infrações ao Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem sugerem reflexão sobre o processo de formação do enfermeiro, com o intuito de garantir uma assistência livre de danos e riscos. **Descritores: **Ética, Curso de enfermagem, Ética em enfermagem. **Referências:** 1. Freitas GF, Oguisso T, Merighi MAB. Motivações do agir de enfermeiros nas ocorrências éticas de enfermagem. Acta Paul Enferm. 2006; 19(1):76-81. 2. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução 311/2007. Dispõe sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Brasília:COFEN; 2007. 3. Carneiro LA, Porto CC, Duarte SBR, Chaveiro N, Barbosa MA. O Ensino da Ética nos Cursos de Graduação da Área de Saúde. Rev Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro. 2010: 34(3); 412-421.


Referências:
1. Freitas GF, Oguisso T, Merighi MAB. Motivações do agir de enfermeiros nas ocorrências éticas de enfermagem. Acta Paul Enferm. 2006; 19(1):76-81. 2. Conselho Federal de Enfermagem. Resolução 311/2007. Dispõe sobre o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Brasília:COFEN; 2007. 3. Carneiro LA, Porto CC, Duarte SBR, Chaveiro N, Barbosa MA. O Ensino da Ética nos Cursos de Graduação da Área de Saúde. Rev Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro. 2010: 34(3); 412-421.