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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5451700


5451700

IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA: NOTA PRÉVIA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA

Autores:
Elieser Peper do Nascimento|elieserpeper@gmail.com|estudante Graduação|estudante|acadêmico de Enfermagem|universidade do Extremo Sul Catarinense ; Thamilis Peruchi Csunderlick|thamilisp@hsjose.com.br|enfermeira|graduada|gerente de Enfermagem do Hospital São José|hospital São José de Criciúma/sc ; Mariana Freitas Comin|marianaf@hsjose.com.br|enfermeiro|mestre Em Ciências da Saúde|professora de Graduação Em Enfermagem E Enfermeira do Hospital São José|universidade do Extremo Sul Catarinense E Hospital São José de Criciúma/sc ; Iona Vieira Bez Birolo|ionavieira71@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|professora de Graduação Em Enfermagem|universidade do Extremo Sul Catarinense ; Fabiane Ferraz|olaferraz@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|professora de Graduação Em Enfermagem E do Programa de Pós-graduação Em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional|universidade do Extremo Sul Catarinense (unesc)

Resumo:
**Introdução: **Conflitos éticos são situações em que valores morais são confrontados a partir da visão e crenças das pessoas. Nas atitudes éticas não basta apelar para o bom senso: a incerteza acompanha essa situação. É importante usar procedimentos sistematizados para tomada de decisão1. **Objetivos: **Relatar o resultado da pesquisa da acadêmica de graduação em enfermagem bolsista de Iniciação Científica durante o período de um ano, sobre a compreensão e atitudes dos estudantes e profissionais de enfermagem perante problemas éticos. **Metodologia**: Estudo qualitativo, desenvolvido com 30 estudantes de enfermagem da 4ª a 10ª fase da Universidade Federal de Santa Catarina e 20 profissionais de enfermagem do Hospital Universitário Ernani Polydoro de São Thiago/UFSC em Florianópolis. Os dados foram coletados por meio de questionário com questões abertas e analisados. **Resultados: **Os conflitos éticos relatados pelos estudantes foram: desrespeito aos direitos do paciente e família e do professor ao aluno no campo de prática. Os relatados pelos profissionais: problemas com valores e princípios morais que causam danos à atuação profissional e situações que ferem a moral e a ética. **Conclusão: **Os acadêmicos compreendem como problemas mais frequentes as situações de humilhação por parte do professor e não tratar o paciente de forma humanizada. A maioria, não costuma tomar atitude, por medo da consequência. Os profissionais entendem como problema ético, atitudes tomadas inadequadamente, diante de família e paciente. As decisões que tomam são o não envolvimento, conversa direta com o responsável pela situação ou encaminhamento do caso à Comissão de Ética de Enfermagem da instituição. Portanto, situações éticas, não são facilmente enfrentadas por ambos. **Contribuições para a enfermagem: **Entender o que compreendem e como agem perante os problemas éticos, possibilitou a construção de ideias mais aprofundadas sobre ética profissional e a importância do tema na graduação para que seja possível resolvê-los e diminuí-los.


Referências:
1. Zoboli E. Tomada de decisão em bioética clínica: casuística e deliberação moral. São Paulo. Revista Bioética. 2013, 21 (3): 389-396.