Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5434719


5434719

MANEJO E CONTROLE DA DOR EM PACIENTES IDOSOS COM DEMÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Aline Esther Carvalho Arias|alinestherarias@gmail.com|graduando de Enfermagem|graduando|estudante de Enfermagem|faculdade Adventista Paranaense

Resumo:
Atividades desenvolvidas em ações sociais na área da saúde permitem que indivíduos tornem-se protagonistas no seu processo de viver saudável. Sendo assim, o enfermeiro deve praticar o ensinamento de Paulo Freire: “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”¹. Com isso, entende-se que educação em saúde possibilita que o indivíduo gerencie as informações, se sensibilize e tome providencias tendo em vista a sua qualidade de vida². O estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem frente a implementação da educação em saúde. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência de uma ação realizada por acadêmicos do nono período do curso de graduação em enfermagem, de uma instituição privada, situada em um município da metropolitana I. Tendo como público alvo moradores da região local. As ações foram benéficas para atender as necessidades da comunidade, conhecendo suas realidades, fazendo junção da teoria com a prática, ultrapassando o limite da sala de aula, e dessa forma gerando promoção e proteção à saúde do indivíduo em suas diferentes dimensões. Conclui-se que o enfermeiro assume um papel cada vez mais ativo e decisivo no que se refere a identificação das necessidades de cuidado da população. Dessa forma, através das práticas sociais é possível desenvolver um ensino responsável, integrando saberes na formação do enfermeiro.


Referências:
1. Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 29 ed. São Paulo: Paz e Terra; 2004. 2. Silva JLL. Educação em saúde e promoção da saúde: A caminhada dupla para a qualidade de vida do cliente. Enfermagem em promoção da saúde. 2006: 1(1): 03.