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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5434523


5434523

POLÍTICAS DE QUALIFICAÇÃO E INTERVENÇÃO NO CAMPO DO PARTO E NASCIMENTO: APRIMORAMENTO EM ENFERMAGEM OBSTÉTRICA (CAEO/MS/UFF)

Autores:
Paolla Amorim Malheiros Dulfe|paolla_amorim@yahoo.com.br|enfermeira Obstetra|mestre Em Saúde Materno-infantil|enfermeira No Instituto de Saúde Coletiva|isc/uff ; Valdecyr Herdy Alves|herdyalves@yahoo.com.br|enfermeiro|doutor|professor Titular do Departamento Materno-infantil E Psiquiátrico - Eeaac|eeaac/uff ; Audrey Vidal Pereira|auviprof@yahoo.com.br|enfermeiro|doutor|professor Adjunto do Departamento Materno-infantil E Psiquiátrico da Eeaac/uff|eeaac/uff ; Bianca Dargam Gomes Vieira|biadargam@gmail.com|enfermeira|doutora|professora Adjunta do Departamento Materno-infantil E Psiquiátrico da Eeaac/uff|eeaac/uff ; Diego Pereira Rodrigues|diego.pereira.rodrigues@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Ciências do Cuidado Em Saúde|enfermeiro/professor|uff ; Beatriz Peres Silva|bea.peres.silva@gmail.com|enfermeira|especialista Em Saúde da Mulher|enfermeira/professora|uff

Resumo:
**Introdução**: O envelhecimento tem diversas definições, os conceitos baseiam-se em condições socioeconômicas, psicológicas, culturais e biológicas.(1) Esse processo pode acarretar em disfunções na saúde do idoso, como a Doença de Alzheimer, que é uma doença crônica neurodegenerativa progressiva.(1) À medida que essa doença evolui, a dependência desses idosos aumenta e consequentemente a necessidade de cuidados específicos domiciliares. Objetivo: Analisar nas produções científicas as necessidades de orientações advindas de cuidadores familiares de idosos com Alzheimer. **Metodologia**: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de leitura. Foram utilizadas as bases eletrônicas de dados: Pubmed, LILACS e Medline para o levantamento bibliográfico. A pesquisa foi realizada em de julho de 2018. Os critérios de inclusão foram: artigos em português, inglês e espanhol, publicados no período de 2013 à 2017. Na busca utilizou-se descritores: educação em saúde, Alzheimer, cuidadores. **Resultados**: A busca bibliográfica resultou em 62 artigos selecionados (04 da LILACS, 11 da Medline e 46 da Pubmed). Após a leitura de títulos e resumos, utilizando os critérios de inclusão e exclusão, chegou-se ao total de 8 artigos. Os estudos retratavam sobre a importância da educação em saúde, avaliação dos níveis de conhecimento sobre os cuidados e a saúde mental do cuidador. **Conclusão**: É imprescindível que haja investimentos em políticas e programas voltados para avaliação das necessidades e desenvolvimento da educação em saúde para os profissionais da área e cuidadores informais, relacionado aos cuidados atribuídos aos idosos com Alzheimer, com o objetivo de desenvolver um cuidado competente e efetivo. Implicações para a Enfermagem: Identifica-se a importância da relação entre os profissionais de enfermagem, os cuidadores e os idosos, na educação em saúde continuada, com o objetivo de esclarecer dúvidas, dar apoio e fornecer informações referentes aos cuidados prestados a esses idosos e ao autocuidado do portador de Alzheimer quando possível.


Referências:
1. Ministério da Saúde (BR). Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas. Doença de Alzheimer. Portaria SAS/MS nº 1.298, de 21 de novembro de 2013. 2. Pizolotto ALZ, Leite MT, Hildebrandt LM, Costa MC, Resta DG. Organização da família no cuidado ao idoso com doença de Alzheimer. Revista Espaço para saúde. V16: 41-54