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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5412555


5412555

Novembro Azul: Prevenção Contra o Câncer de Próstata

Autores:
Maykon Pinto Barros|barrosmaykon73@gmail.com|estudande|estudante|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia- Fibra ; Edinamar da Silva Lima|edinamar_lima@yahoo.com|estudante|estudante|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia- Fibra ; Paloma Sodré Berger|palomaberger.17@gmail.com|estudante|estudante|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia- Fibra ; Thiago Gonçalves Meireles|thiago2meirelles@gmail.com|estudante|estudante|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia- Fibra ; Wagner de Oliveira da Silva|oliveirawagner87@gmail.com|estudante|estudante|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia- Fibra

Resumo:
Introdução: A humanidade perpassa por inúmeras gerações decorrente das mudanças que envolvem o desenvolvimento da sociedade¹. Atualmente, percebe-se uma polarização na vida dos jovens e idosos, diminuindo os contatos intergeracionais². Assim, faz-se necessário resgatar laços entre as duas gerações. Objetivos: Relatar a experiência de uma atividade intergeracional entre graduandos e idosos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade do projeto “Unindo Gerações”, desenvolvido pelo grupo PET- Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, que objetivou recordar lembranças da infância e trocar saberes entre graduandos e idosos da comunidade. Resultados: Em grupos, os participantes utilizaram recortes de revistas e montaram cartazes que representou a infância para eles. Após, foram incentivados a explicar o significado das imagens escolhidas, relatando sobre as histórias que as envolvia. Os grupos elegeram uma história para ser discutida coletivamente e após foram questionados sobre a existência de diferenças nas narrativas das distintas gerações. A maioria das histórias, independentemente da idade, se assemelhavam. Entretanto, os participantes concordaram que gerações mais atuais provavelmente não teriam tanta proximidade com os relatos. Conclusão: A atividade propiciou o desenvolvimento da relação entre as gerações, possibilitando troca de experiências e resgatando os valores que decorrem de encontros intergeracionais. Implicações para enfermagem: Encontros intergeracionais entre graduandos e idosos possibilitam desenvolver competências e habilidades que por vezes não são vivenciadas durante a graduação, favorecendo a troca de saberes e a humanização do cuidado, transformando as pessoas na aprendizagem com o outro.


Referências:
1. MALAFAIA, GS. Gestão estratégica de pessoas em ambientes multigeracionais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7, 2011, Niterói (RJ). Anais. Niteroi: UFF, 2011. 2. RAMOS, N. Conflitos interculturais no espaço europeu. Perspectivas de prevenção e intervenção. In Helena Pina, Paula Remoaldo, 2014.