5412555 | Novembro Azul: Prevenção Contra o Câncer de Próstata | Autores: Maykon Pinto Barros|barrosmaykon73@gmail.com|estudande|estudante|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia- Fibra ; Edinamar da Silva Lima|edinamar_lima@yahoo.com|estudante|estudante|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia- Fibra ; Paloma Sodré Berger|palomaberger.17@gmail.com|estudante|estudante|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia- Fibra ; Thiago Gonçalves Meireles|thiago2meirelles@gmail.com|estudante|estudante|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia- Fibra ; Wagner de Oliveira da Silva|oliveirawagner87@gmail.com|estudante|estudante|estudante|faculdade Integrada Brasil Amazônia- Fibra |
Resumo: Introdução: A humanidade perpassa por inúmeras gerações decorrente das
mudanças que envolvem o desenvolvimento da sociedade¹. Atualmente, percebe-se
uma polarização na vida dos jovens e idosos, diminuindo os contatos
intergeracionais². Assim, faz-se necessário resgatar laços entre as duas
gerações. Objetivos: Relatar a experiência de uma atividade intergeracional
entre graduandos e idosos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência
de uma atividade do projeto “Unindo Gerações”, desenvolvido pelo grupo PET-
Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, que objetivou recordar
lembranças da infância e trocar saberes entre graduandos e idosos da
comunidade. Resultados: Em grupos, os participantes utilizaram recortes de
revistas e montaram cartazes que representou a infância para eles. Após, foram
incentivados a explicar o significado das imagens escolhidas, relatando sobre
as histórias que as envolvia. Os grupos elegeram uma história para ser
discutida coletivamente e após foram questionados sobre a existência de
diferenças nas narrativas das distintas gerações. A maioria das histórias,
independentemente da idade, se assemelhavam. Entretanto, os participantes
concordaram que gerações mais atuais provavelmente não teriam tanta
proximidade com os relatos. Conclusão: A atividade propiciou o desenvolvimento
da relação entre as gerações, possibilitando troca de experiências e
resgatando os valores que decorrem de encontros intergeracionais. Implicações
para enfermagem: Encontros intergeracionais entre graduandos e idosos
possibilitam desenvolver competências e habilidades que por vezes não são
vivenciadas durante a graduação, favorecendo a troca de saberes e a
humanização do cuidado, transformando as pessoas na aprendizagem com o outro.
Referências: 1. MALAFAIA, GS. Gestão estratégica de pessoas em ambientes multigeracionais. In: CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO, 7, 2011, Niterói (RJ). Anais. Niteroi: UFF, 2011.
2. RAMOS, N. Conflitos interculturais no espaço europeu. Perspectivas de prevenção e intervenção. In Helena Pina, Paula Remoaldo, 2014. |