Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5399039


5399039

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM DURANTE O TRABALHO DE PARTO

Autores:
Gabriela Manfio Cavalcante|gabrielacavalcante@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduação Em Enfermagem|bacharel Em Enfermagem|universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Luiz Meneghel

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: Os enfermeiros exercem importante papel no tratamento das lesões cutâneas e buscar novos conhecimentos na prática. Novos métodos para monitorização de feridas foi analisado, o MOWA® (Mobile Wound Analyser) que é uma solução de software móvel para gestão de úlceras de pressão, um aplicativo para _smartphones _e _tablets _que utiliza como forma de medição a planimetria com fotografia digital. **OBJETIVO:** Conhecer a utilização de novos dispositivos eletrônicos na avaliação de lesão e apresentar a experiência com o aplicativo. **METODOLOGIA:** Trata-se um estudo de caso realizado em uma Instituição de referência do estado do Pará em um paciente portador de múltiplas úlceras por pressão. **RESULTADOS:** Realizou-se avaliação das lesões com software MOWA® com fotografias retiradas no _iPad _para avaliação do progresso de cicatrização tecidual no paciente com múltiplas lesões. O dispositivo identificou os tecidos através de três cores o preto (tecido necrosado), amarelo (tecido fibrinoso) e vermelho (tecido de granulação), como tamanho da lesão expressa em cm2 **CONCLUSÃO:** Os progressos registrados na gestão de feridas exigem dos profissionais de saúde uma atitude atenta e um esforço de atualização contínua, por isso são imperativos novos conhecimentos, à avaliação e cicatrização das lesões e a incorporação de novas tecnologias. **CONTRIBUIÇÃO PARA ENFERMAGEM**: A pratica do controle e avaliação da úlcera por pressão deve ser realizada pelo enfermeiro que deverá conhecer as ações que a enfermagem realiza no tratamento das úlceras.


Referências:
MOFFAT, M.; HARRIS, K.B. Fisioterapia do sistema tegumentar: melhores praticas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan: Ed. LAB, 2017.