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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5346690


5346690

O PROCESSO DE TRABALHO DA ENFERMAGEM NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PALMAS-PR

Autores:
Graciela Cabreira Gehlen|graciela.gehlen@ifpr.edu.br|enfermeiro|doutorado Em Enfermagem|docente|ifpr

Resumo:
**Introdução:** A minimização da obesidade é um desafio constante o que implica em desenvolver hábitos saudáveis desde a infância. O benefício de aprender e reaprender esses hábitos no cotidiano das escolas busca sensibilizar as crianças a fazer novas descobertas. **Objetivo:** Sensibilizar as crianças sobre a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas. **Metodologia:** Realizado um circuito de atividades lúdicas com 15 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da grande Florianópolis. A primeira etapa baseia-se no jogo da memória com figuras de frutas e legumes, e a verbalização do nome do alimento encontrado.  A segunda etapa consiste em descascar uma tangerina. Na terceira, havia uma Caixa Misteriosa, na qual, de olhos vendados, provava-se uma fruta e, através do seu aroma e sabor tentava descobrir a fruta degustada. Última etapa a realização de exercícios pliométricos tipo polichinelos. A equipe que concluísse o circuito em menor tempo vencia. **Resultado:** O mais dificultoso foi o ato de descascar uma tangerina, podendo acusar falta de prática. Hoje em dia desde jovens a adultos cada vez mais nos alimentamos de produtos prontos. Esses produtos industrializados têm alta densidade energética, são ricos em açúcar, gordura e sal, e de custo relativamente baixo, o que aumenta o seu consumo. Contribuindo para a dificuldade de prática de hábitos alimentares saudáveis, agravando os problemas de obesidade.1 **Considerações Finais:** A repetição de atividades é importante na construção de hábitos de vida. As atividades desenvolvidas com as crianças influenciam na construção desses hábitos que se fixarão em sua rotina. **Implicações à Enfermagem: **Compartilhar os conhecimentos construídos na graduação, que refletirão no estilo de vida e acredita-se que influenciará positivamente na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.


Referências:
1. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde na escola: Cadernos de Atenção Básica, n. 24. Brasília: Ministério da Saúde, 2009