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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5328585


5328585

PERFIL CLÍNICO E SOCIODEMOGRAFICO DE PACIENTES COM HIPERTENSÃO ARTERIAL ASSISTIDOS PELO PET – SAÚDE ENFERMAGEM EM UNIDADE SAÚDE BÁSICA DA FAMÍLIA

Autores:
Bianca Soares da Silva|bsoaress96@gmail.com|estudante|estudante de Enfermagem|estudante|unigran Capital ; Juliano Souza Graciose|vpstolte@yahoo.com.br|estudante|estudante de Enfermagem|estudante|unigran Capital ; Bianca Soares da Silva|bsoaress96@gmail.com|estudante|estudante de Enfermagem|estudante|unigran Capital ; Aline Thomaz|vpstolte@yahoo.com.br|enfermeira|enfermeira|enfermeira|unigran Capital ; Vânia Paula Stolte Rodrigues|vpstolte@yahoo.com.br|professor|mestre|professor|unigran Capital ; Everton Ferreira Lemos|tonufms@gmail.com|professor|mestre|professor|unigran Capital

Resumo:
**INTRODUÇÃO**: Dentre os agravos de doenças crônicas mais comuns que acometem a população mundial, destaca-se com maior prevalência a hipertensão arterial sistêmica (HAS), com cerca de 30% de indivíduos adultos e 60% dos idosos, e o Diabetes Mellitus (DM) com 27,2% acima dos 65 anos¹. Frente a isto, a Educação em Saúde mostra-se como estratégia primordial e potencializada a de ações de prevenção e promoção à saúde. **OBJETIVO: **Relatar experiência através da educação em saúde a HAS e DM. **MÉTODO:** Este relato é oriundo do projeto de extensão _Sementes do Bem_ 2018/1 desenvolvido por acadêmicos e docentes do Curso de Graduação em enfermagem de uma instituição de ensino superior. Para execução do projeto, realizaram-se encontros aos finais de semanas em instituições não governamentais na cidade de Manaus-AM, utilizando para as atividades: palestras, folders ilustrativos e conversação abordando questões acerca das patologias em questão. **RESULTADO E DISCUSSÕES: **A escolha da estratégia educativa aplicada proporcionou grandes resultados. Ao decorrer da realização do projeto foi possível observar a importância da educação em saúde a este público alvo, além da relevância do acompanhamento contínuo do hipertenso e do portador do diabetes mellitus, podendo desta forma investigar e prevenir possíveis complicações vinculadas às patologias em questão. Durante as atividades os participantes mostraram-se empolgados, interessados e participativos quanto aos assuntos abordados, bem como desmistificar questões acerca da doença, e assim realizar o autocuidado. **CONCLUSÃO**: Este projeto gerou um meio de contato direto com pessoas a fim de levar uma assistência diferenciada, bem como informações relevantes para prevenir possíveis complicações vinculadas a sua patologia. **CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **O enfermeiro, como integrante da equipe de saúde, assume a corresponsabilidade das ações socioeducativa que visem à promoção da saúde e prevenção de riscos e agravos dessas doenças, como no controle e acompanhamento das mesmas.


Referências:
1. Ministério da Saúde – Cadernos de Atenção Básica – Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus – Brasília – 2016.