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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5318647


5318647

Oficina Municipal da Sistematização da Assistência de Enfermagem: construção coletiva do Manual da SAE

Autores:
Kassandhra Pereira Zolin|kassandhrazolin@gmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|enfermeira|secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande-ms ; Juliana Cerutti Pereira|jujucer@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Enfermagem do Trabalho|enfermeira|secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande-ms ; Luciane Aparecida Pereira de Lima|luciane.pereiralima@gmail.com|enfermeira|mestre|gerente de Educação Permanente|secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande-ms ; Joice Lourenço da Silva|joice.lourenco17@gmail.com|enfermeira|especialista Em Assistência Oncológica E Cuidados Paliativos, Especialista Em Gestão de Emergências Em Saúde Pública|enfermeira|secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande-ms ; Raquel Lima dos Santos|raquelenf2011@hotmail.com|enfermeira|especialista Em Atenção Básica Em Saúde da Família|enfermeira|secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande-ms ; Allana Gabrielle Ferreira da Silva|allana.arthur07@gmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|enfermeira|secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande-ms

Resumo:
**INTRODUÇÃO: **A população passou por transformações nas formas de viver e adoecer, necessitando uma assistência que atenda às necessidades da população integralmente. O conceito de integralidade é imprescindível para a formação do profissional humanizado¹ e conhecer modelos pedagógicos que contemple teorias com abordagem integral do homem como a Logoteoria, pode ser um recurso para o atendimento integral da população. **OBJETIVOS:** Analisar as contribuições da Logoteoria, na formação para o cuidado integral. **MÉTODO:** Estudo qualitativo, realizado com vinte e cinco graduandos. Para a coleta de dados foram realizados quatro Grupos Focais e posterior análise de conteúdo de acordo com Bardin. Comitê de Ética: 2.725.802. **RESULTADOS: **Encontramos trinta e sete Unidades Significados, agrupadas em doze Categorias Temáticas que formaram cinco Unidades Temáticas: Reconhecimento da essência da vida; Compromisso com a vida; Reconhecimento da profissão; Enfrentamento e Impacto na assistência. Após à análise, identificamos que os discentes passaram a refletir sobre a essência do cuidado integral, a importância de se tornarem profissionais com ética e valores e buscar o seu melhor desenvolvimento para um cuidado qualificado. **CONCLUSÃO: **A Logoteoria contribui para a formação humana do enfermeiro, pois permite a reflexão individual e a vivência real do cuidado humanizado, possibilitando sair do discurso para reflexão sobre o sentido da vida e da profissão. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **A busca de referenciais teóricos que contribuem para uma formação humana é fundamental para que o cuidado seja realizado de forma integral e atenda as reais necessidades da população.


Referências:
1. Silva MG, Fernandes JD, Teixeira GAS, Silva R MO. Processo de formação da(o) enfermeira(o) na contemporaneidade: desafios e perspectivas, Texto contexto - enferm. [Internet]. 2010 Mar [cited 2018 Feb 14]; 19(1):176-184. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reben/v71n2/pt0034-7167-reben-71-02-0236.pdf.