Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5310311


5310311

Ações Desenvolvidas por Residentes Multiprofissionais no Atendimento a Idosos no CRUTAC

Autores:
Lucas Lauriano Leme Trupel|lucaslltrupel@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduando Em Enfermagem|acadêmico|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Jacy Aurélia Vieira de Sousa|jacy.sousa@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Caroline Gonçalves Pustiglione Campos||enfermeira|mestre Em Enfermagem|docente|universidade Estadual de Ponta Grossa ; Clóris Regina Blanski Grden||enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente|universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo:
A gestão da Atenção Básica (AB) é complexa, cabendo à ela o domínio de conteúdos de aspectos específicos do setor saúde, sugerindo que seus profissionais desenvolvam competências singulares; sendo definido como objetivo geral do estudo: Analisar as implicações da formação dos gestores da AB na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS em municípios do Noroeste Fluminense.Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa do tipo Pesquisa-Ação.É toda tentativa continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática1.Os participantes constituir-se-ão por representantes da gestão da AB de municípios da Região Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. O cenário será a Região Noroeste Fluminense, representada por municípios, que compreendem a mesma região de saúde. O estudo seguirá o estabelecido pela Resolução nº466/2012 que regulamenta a pesquisa que envolve seres humanos.A coleta de dados se dará por meio de entrevista semi-estruturada, a partir de um instrumento norteador. Serão levantados os indicadores de saúde de cada município em estudo para cruzamento das informações, e, enfim, serão realizados encontros entre os gestores, a fim de analisar as competências pertinentes para atuação dos gestores da Atenção Básica. Será realizada a análise de conteúdo,um recurso metodológico que visa obter, indicadores que permitam inferir conhecimentos relativos às condições de produção destas mensagens2. Para dar forma ao movimento de análise, será utilizado o método do Ciclo da Reflexividade, que trata a Reflexividade na Prática profissional, com base no movimento de ação- reflexão-ação 3-4. A apropriação desta problemática trará benefícios à assistência prestada à população, uma vez que trata-se de questões que subsidiarão a reorientação do processo de trabalho na AB mediante a reflexividade no processo de formação profissional do gestor.


Referências:
1. TRIPP D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. 2005;31(3):443-466. 2. MINAYO MCS, DESLANDESSF, GOMES R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 32. ed. Petrópolis: Vozes; 2012. 3.COSME FSMN, VALENTE GSC. Construção de competências em preceptoria de enfermagem na atenção básica: estudo descritivo-exploratório. Online Braz JournNurs.2013;12:602-04. Disponível em: . Acesso em: 21 dec. 2017. doi:http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20134541. 4. SCHÖN DA. Educando o Profissional Reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.