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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5303393


5303393

O enfermeiro que atua na Vigilância Sanitária e a integração com os serviços em Unidades Municipais de Saúde

Autores:
Elaine Grácia de Quadros Nascimento|elainegqn08@yahoo.com.br|enfermeiro|especialista|coordenadora de Vigilância Em Saúde|prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Saúde - Distrito Sanitário Boa Vista ; Lucimara Batista Prox|lprox@sms.curitiba.pr.gov.br|médica Veterinária|especialista|chefia de Serviço da Vigilância Sanitária|prefeitura Municipal de Curitiba - Secretaria Municipal da Saúde - Distrito Sanitário Boa Vista

Resumo:
Introdução: O Programa de Monitoria busca despertar no aluno o interesse pela carreira docente por meio do auxílio ao professor nas tarefas didáticas, inclusive na preparação de aulas e em trabalhos escolares, promover a cooperação acadêmica entre discentes e docentes e avaliar o andamento da área e ou disciplina, do ponto de vista discente. Objetivo: descrever a vivência das monitoras voluntárias da disciplina de Organização do Trabalho do Enfermeiro e sua Função Social. Descrição metodológica: Consiste em um estudo do tipo relato de experiência, da prática de monitoria da disciplina de Organização do Trabalho do Enfermeiro e sua Função Social com alunos do segundo período do curso de Enfermagem da UFPR, durante o ano de 2018. Resultados: As monitoras, de forma autônoma e aberta, puderam acompanhar o desenvolvimento dos acadêmicos em cada etapa e puderam estar à disposição para troca de vivências e discussão acerca dos temas apresentados, além de estabelecer vínculos entre aluno/monitor e monitor/docente, facilitando o progresso do trabalho. Também foram realizadas atividades de correção e avaliação dos relatórios e trabalhos apresentados pelos alunos, contribuindo para a iniciação e formação das monitoras como futuras docentes e treinando suas capacidades apreendidas na área da licenciatura. Conclusão: A monitoria foi de relevância para a formação acadêmica e humana das acadêmicas, tanto pela oportunidade de rever conteúdos fundamentais para a graduação, quanto pelo incentivo à carreira de docência por meio do estreitamento da relação discente/docente e pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades necessárias para fazer parte do processo ensino-aprendizagem.


Referências:
BRASIL. Universidade Federal do Paraná. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Resolução Nº 91/1999: Programa de Monitoria da Universidade Federal do Paraná. Curitiba-PR, 1999. Disponível em: