Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5301964


5301964

ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DA OCORRÊNCIA DE INFECÇÃO EM VÍTIMAS DE ACIDENTES MOTOCÍCLISTICOS

Autores:
Adriana Alves Nery|aanery@uesb.edu.br|enfermeira|doutorado|professora|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb ; Quézia Soares Oliveira|keu_oliveira10@hotmail.com|estudante da Graduação|graduanda|estudante|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb ; Érica Assunção Carmo|eacarmo20@gmail.com|estudante de Pós-graduação|mestre|enfermeira|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb ; Juliana da Silva Oliveira|juli.silva.oliveira@gmail.com|estudante de Pós-graduação|mestre|enfermeira|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb ; Tatiane Oliveira de Sousa Constâncio|tatiane2101@gmail.com|estudante de Pós-graduação|mestre|enfermeira|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb ; Marcela Andrade Rios|marcelariosenf@hotmail.com|estudante de Pós-graduação|mestre|enfermeira|universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb

Resumo:
**Introdução**: Estudo que aplica a autoavaliação1 como instrumento de aferição da aprendizagem e utiliza o Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Marinho (IDAM)2. No processo de ensino-aprendizagem, a avaliação dos alunos objetiva acompanhar a retenção dos conhecimentos  ou meramente emitir uma nota ou conceito. **Objetivos:** Demonstrar a aplicação do IDAM na aferição da aprendizagem; Calcular a avaliação do desenvolvimento da aprendizagem de Marinho (ADAM); e (Re)aplicar e validar uma expressão matemática que auxilia na medida do aprendizado do aluno. **Metodologia:** Estudo experimental com 36 alunos, que utiliza a autoavaliação de uma lista de 60 requisitos objetivos do curso, em dois momentos (no 1º e no último dias de aula), e aplicação da equação do IDAM. A ADAM obteve-se pela  média do IDAM e das provas escritas. Para classificação usou-se um R. Likert: “não sabe”(“NS”= 0,0a2,5); “sabe menos do que sabe” (“MMS”= 2,01a5,0); “sabe mais do que não sabe” (MMNS=5,01a7,5) e “sabe” (S=7,51a10). **Resultados: **Na autoavaliação inicial a média do grupo foi 2,19 (=0,69 e 3,8) ; sendo que 64% alunos ficaram na categoria de que “NS”. Na autoavaliação final a média do IDAM foi de 7,1, sendo que 47,22% foram classificados na faixa “SMS” e 52,77% foram classificados na faixa “S” (=7,1 e 9,7). As demais medidas de tendência central ficaram entre 7,1 e 7,8. As avaliações nas provas escritas mostram que 41,6% foram classificados na categoria “S” e em 58,3% ficaram “SMNS”. **Contribuições para a enfermagem: **A avaliação do conhecimento na enfermagem com a aplicação do IDAM mostrou-se uma ferramenta útil para a estruturação de conteúdos que atendam às necessidades dos estudantes. Acredita-se que métodos de auto avaliação, aplicados com seriedade e balizados por baremas bem estruturados, possam ser adotados pelos docentes e assim substituir as demais formas utilizadas para avaliação da aprendizagem.


Referências:
¹ Hammed (espírito). Renovando Atitudes, psicografado por Francisco do Espírito Santo Neto. Catanduva, SP: Boa Nova Editora. 1997. 2 Marinho, AM; Santos, V; Costa,CCP; Correa, SS. Avaliação da aprendizagem: aplicação do Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de Marinho. Anais 51ºCongresso hupe.uerj,v.12(supl.2), 2013 viita no site em 20/08/2018: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=435