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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5294967


5294967

Enfermeiros de Referência como estratégia para formação de especialistas em Traumatologia e Ortopedia

Autores:
Alessandra Cabral de Lacerda|aleclacerda@globo.com|enfermeira|doutoranda de Enfermagem Pela Eean/ufrj|tutora|into ; Ana Cristina Silva de Carvalho|ac.carvalho@globo.com|enfermeira|doutoranda de Enfermagem Pela Eean/ufrj|tutora|into ; Marisa Peter da Silva|alacerda@globo.com|enfermeira|mestre Em Educação|tutora|into

Resumo:
**Introdução: **O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR) centra na formação _Stricto sensu_ com qualificação para docência no ensino superior1, corroborando duplamente com o preparo do Enfermeiro2. **Objetivo: **Descrever a experiência pós-graduandas na disciplina de docência junto a acadêmicos de Enfermagem. **Metodologia: **Relato de experiência de enfermeiras em processo de mestrado e doutoramento, na Disciplina de Estágio em Docência I, no 1º semestre de 2018, com 60h de atividades vinculadas à Disciplina de Cuidados de Enfermagem à Criança e ao Adolescente, junto aos acadêmicos Enfermagem. **Resultados: **São realizadas orientações prévias às pós-graduandas em relação a ementa e ao planejamento da professora orientadora privilegiando a vivência do processo de ensino-aprendizagem teórico-prático para a formação do enfermeiro. Com destaque, o desenvolvimento das aulas práticas em ambiente hospitalar, com grupos de até seis discentes, sob a postura pedagógica de corresponsabilidade no desenvolvimento de competências e habilidades, cognitivas e de ações de cuidado pediátrico e familiar.  As pós-graduandas contribuíram com a elaboração instrumentos inovadores de avaliação de desempenho dos acadêmicos de Enfermagem, e apoio no processo. **Conclusões: **A competência da docência em Enfermagem é essencial na formação dos Enfermeiros, pois promove a consolidação do conhecimento. **Contribuições para a Enfermagem: **Contribuiu para a reflexão critico-reflexiva do cuidado e do Processo de Enfermagem, favorecendo a autonomia, do pós-graduando e do graduando, fato que corrobora com a formação profissional responsável.


Referências:
1 Santos LPS, Miranda SS, Graça CC, Sobrinho CLN. Estágio docência na formação do mestre em saúde coletiva: Relato de experiência. Rev. Saúde Com, 2015;11(4):418-24. 2 Siniak DS, Silva AB, Pinho LB. Relato de experiência de estágio em docência na área de enfermagem psiquiátrica e saúde mental. Rev. cienccuidsaude, 2013; 12(3):593-8.