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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5291275


5291275

O acolhimento no processo de enfermagem na atenção básica

Autores:
Patricia Machado Stahler|patriciaenfermagem15@outlook.com|enfermeiro|pós Graduado Em Saúde Pública Com Ênfase Em Saúde da Família|enfermeira|universidade de Santa Cruz do Sul (unisc) ; Anelise Miritz Borges|amiritz@unisc.br|enfermeiro|doutorado Pelo Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande (furg)|docente do Curso de Enfermagem|universidade de Santa Cruz do Sul (unisc) ; Analidia Rodolpho Petry|petry@unisc.br|enfermeiro|doutorado Em Enfermagem Pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutorado Em Sanduíche Na Manchester Metropolitan University, Inglaterra.|docente do Curso de Enfermagem|universidade de Santa Cruz D ; Leni Dias Weigelt|lenid@unisc.br|enfermeiro|doutorado Em Pós-graduação Em Desenvolvimento Regional Pela Universidade de Santa Cruz do Sul.|docente do Curso de Enfermagem|universidade de Santa Cruz do Sul (unisc) ; Luciane Maria Schmidt Alves|lucianealves@unisc.br|enfermeiro|doutorado Em Desenvolvimento Regional Pela Universidade de Santa Cruz do Sul.|docente do Curso de Enfermagem|universidade de Santa Cruz do Sul (unisc)

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** O prontuário eletrônico do paciente (PEP), pode ser caracterizado como importante sistema de informação de apoio aos seus usuários uma vez que disponibiliza dados completos e atualizados, do atendimento prestado, dos exames solicitados, do tratamento prescrito, do plano de cuidado, além de projetar alertas aos profissionais que o utilizam.1 **OBJETIVO: **Relatar a experiência da construção e implantação da ferramenta de alta hospitalar no PEP. **MÉTODO: **Relato de experiência, vivenciado pela equipe de enfermeiros do Núcleo de Informação e Tecnologia (NIT) da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) em conjunto com a Coordenação de Enfermagem desta mesma instituição, no desenvolvimento da ferramenta de alta hospitalar. **RESULTADOS: **O projeto foi realizado em duas etapas. A primeira etapa corresponde ao desenvolvimento do sistema, obedecendo a seguinte sequência: análise de negócio; análise e descrição dos requisitos; abertura de requisição junto ao fornecedor; desenvolvimento e homologação. Na segunda etapa ocorreu o processo de implantação com a apresentação do sistema; sensibilização das equipes; treinamento e monitoramento, no Hospital de Clínicas, Hospital e Maternidade Victor Ferreira do Amaral e Maternidade Bairro Novo.** CONSIDERAÇÕES FINAIS: **Nos resultados obtidos estão a integração da rede SMS, a otimização de recursos, uma vez que a consulta ao prontuário nos diversos pontos de atenção da rede diminui a duplicidade de solicitações e a consolidação de uma ferramenta de alta hospitalar, permitindo que os registros sejam acessados tanto nas Unidade Municipais de Saúde como nos hospitais integrantes da rede de municipal de atenção.


Referências:
Massad E, et al. O prontuário eletrônico do paciente na assistência, informação e conhecimento médico. São Paulo: H.de F. Marin, 2003.