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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5246656


5246656

EDUCAÇÃO CONTINUADA NA FORMAÇÃO DE DISCENTES EM ENFERMAGEM

Autores:
Camila Moraes Garollo|camilagarollo@gmail.com|discente de Enfermagem|estudante|estudante|universidade Estadual de Maringá ; Josane Rosenilda da Costa|josanerc@gmail.com|doutoranda de Enfermagem|doutoranda do Programa de Pós Graduação Em Enfermagem|doutoranda do Programa de Pós Graduação Em Enfermagem|universidade Estadual de Maringá ; Sonia Silva Marcon|soniasilva.marcon@hotmail.com|docente de Graduação E Pós-graduação Em Enfermagem|docente de Graduação E Pós-graduação Em Enfermagem|docente de Graduação E Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Estadual de Maringá

Resumo:
**Introdução: **As residências multiprofissionais são consideradas ações estruturantes, pautadas na integração ensino-serviço-comunidade, por meio do foco na assistência integral e humanizada. **Objetivo: **Relatar as atividades desenvolvidas por residentes multiprofissionais em saúde do idoso na atenção a usuários atendidos no Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC).** Metodologia: **Relato de experiência de ações desempenhadas por residentes multiprofissionais e docente vinculados à Universidade Estadual de Ponta Grossa e ao Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais no CRUTAC, localizado Ponta Grossa, Paraná, que disponibiliza serviços de saúde como consultas médicas e de enfermagem, exames laboratoriais, tratamento odontológico etc. As ações foram realizadas entre agosto e novembro de 2017, quinzenalmente nas terças-feiras das 8h ao meio-dia. **Resultados: **Foram realizadas visitas a usuários com dificuldades de acesso e/ou problemas de saúde, educação em saúde com grupos de idosos, participação do Novembro Azul, dentre outros. Em setembro, foi desenvolvido um “Bingo em Saúde” direcionado aos idosos atendidos no CRUTAC. Houve participação de doze idosos entre 60 e 86 anos. Previamente ao bingo, os idosos foram acolhidos pelos residentes, houve verificação da sua pressão arterial, esclareceram suas dúvidas sobre medicamentos, higiene bucal e sobre serviços de saúde e sociais do município. **Conclusões: **O projeto foi capaz de integrar os residentes e a equipe de saúde da unidade, proporcionando uma melhor atenção aos idosos atendidos. **Contribuições para a Enfermagem: **A presença de uma enfermeira residente ampliou a discussão sobre o cuidado gerontológico, auxiliando a equipe no atendimento especializado a esse grupo etário.


Referências:
Brasil. Ministério da Saúde. Política de Recursos Humanos para o SUS: balanço e perspectivas. Brasília: Ministério da Saúde, 2003. Gerlack LF, Moreira LB, Serbim AK, Remor CB, Gaviolli C, Motta DS et al. Saúde do idoso: residência multiprofissional como instrumento transformador do cuidado. Revista Ciência & Saúde. 2009; 2(2):104-8. Vendruscolo C; Prado ML; Kleba ME. Formação de recursos humanos em saúde no Brasil: uma revisão integrativa. Educação em revista. 2014; 30(1):215-44.