Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5237754


5237754

PERCEPÇÃO DOS SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DURANTE O ESTAGIO SUPERVISIONADO

Autores:
Irenilda Vicente Ferreira|irenildavicente@hotmail.com|enfermeiro|estudante de Pós Graduação|diretora Técnica|centro de Educação Profissional Irmã Dulce

Resumo:
Introdução: Diabetes Mellitus é uma doença crônica e, segundo a Organização Mundial da Saúde, uma epidemia mundial. Assim, torna-se necessária uma intervenção nas Unidades Básicas de Saúde, promovendo esclarecimentos sobre essa doença, suas causas, tratamento e ajudando no autocuidado e melhoria da qualidade de vida dos usuários. Objetivos: promover a educação em saúde focando na Diabetes Mellitus. Pois, foi observado, utilizando a escuta sensível, que esse tema ainda gerava muitas dúvidas. Metodologia: a proposta foi utilizar o arco da problematização de Charles Manguerez, onde é possível, através da observação da realidade, identificar, teorizar, criar hipóteses resolutivas, aplicar e refletir sobre os problemas. Resultados: por meio da ação, alertamos sobre complicações da falta de controle dos níveis glicêmicos de diabéticos. Nesse sentido, precisamos conscientizar as pessoas sobre mudanças dos hábitos de vida, reduzindo e prevenindo possíveis complicações da doença. Conclusão: portanto, nota-se o papel fundamental da educação em saúde na promoção e proteção à saúde dos usuários. Como as unidades básicas são uma das portas de entrada do Sistema Único de Saúde, tornam-se locais propícios para se realizar tais atividades. Contribuições para a enfermagem: a enfermagem tem o papel essencial de propiciar uma melhor absorção de conhecimento à população, emponderando-a quanto às condutas e mudanças de hábitos. O profissional enfermeiro deve lembrar que as atividades propostas com esse fim devem considerar o destinatário, atendendo cada público dentro de suas particularidades, visando a eficiência.


Referências:
1. Ana Carolina Andrade. Planejamento-das-ações-educativas-pela-equipe-multiprofissional-da-Estratégia-Saúde-da-Família. São Paulo: O Mundo da Saúde; 2013 [Acesso em: 11/08/2018]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/artigos/mundo_saude/planejamento_acoes_educativas_equipe_multiprofissional.pdf 2. Ministério da Saúde. PNS 2013. Rio de Janeirp: Fiocruz; 2014.