Imprimir Resumo


71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5224021


5224021

Tecnossocialidade no quotidiano da sociedade: reconhecimento dos fatores promotores de saúde em um grupo social

Autores:
Tiago Jorge Anderson|hannalf@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|enfermeiro Assistencial|hospital Universitário Ufsc

Resumo:
INTRODUÇÃO: A História da Enfermagem é entendida como área interdisciplinar situada na interseção das duas áreas de conhecimento (enfermagem e história) e que exige daqueles que nela militam (enfermeiros e historiadores) capacidades cognitivas e afetivas especiais1. OBJETIVO: analisar como o ensino e pesquisa de História da Enfermagem vêm sendo abordada nos cursos de graduação e pós- graduação em enfermagem no Brasil. MÉTODO: estudo quantitativo, bibliométrico, em que se buscou na literatura científica artigos que versassem sobre o ensino e a pesquisa em História da Enfermagem nos Programas de Graduação e Pós- Graduação em Enfermagem brasileiros. Tomou-se como recorte temporal de 2007 a 2017 e as bases de dados estabelecidas foram BVS Enfermagem, Scielo e LILACS. Utilizou-se como mecanismo de busca “história da enfermagem AND educação em enfermagem”. Após leitura dos títulos e resumos integraram a revisão 07 artigos científicos. RESULTADOS: os artigos encontrados foram publicados de 2007 a 2014, porém não foram encontrados estudos nos anos de 2008 e 2010. Majoritariamente foram revisões de literatura (05), sendo os outros relatos de experiência (02). Duas categorias foram evidenciadas: o uso de estratégias e recursos inovadores no ensino de história da enfermagem (biografias, construção de objetos virtuais e linha do tempo); e análise histórica da situação brasileira em produção na graduação e pós-graduação, grupos de pesquisa e educação da história da enfermagem. CONCLUSÃO: os estudos apontam que o ensino e a pesquisa em história da enfermagem no Brasil é uma área consolidada, no entanto é imprescindível a superação das metodologias tradicionais de ensino, o fortalecimento dos grupos de pesquisa e incentivo para as pesquisas na área. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: a história da enfermagem brasileira deve ser endossada em todos os programas de graduação e pós-graduação em enfermagem, por possibilitar a apropriação e ressignificação da profissional.


Referências:
Barreira IA, Baptista SS. O movimento de reconsideração do ensino e da pesquisa em história da enfermagem. Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2003 nov/dez; 56(6):702-706 .