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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5168149


5168149

A Ferramenta Segunda Opinião Formativa (SOF) na Telenfermagem

Autores:
Luiz Felipe da Silva|billzin@live.com|estudante da Graduação do Curso de Enfermagem/eeufmg|discente|bolsista|ufmg ; Raphael Magalhães Trindade|rmagalhaes.ufmg@gmail.com|estudante da Graduação do Curso de Enfermagem/eeufmg|discente|bolsista|ufmg ; Aline Karla Batista|alline.kab@gmail.com|estudante da Graduação do Curso de Enfermagem/eeufmg|discente|voluntária|ufmg ; Solange Cervinho Bicalho Godoy|solangecgodoy@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora da Escola de Enfermagem da Ufmg|ufmg

Resumo:
O cateterismo cardíaco (CATE) é umprocedimento invasivo que pode provocar ansiedade, estresse e alterar os sinais vitaisnos pacientes que o aguardam. **Objetivo:**Avaliar a efetividade da intervenção educativa, guiada por manual informativo, nos níveis de ansiedade e estresse de pacientes que aguardam o CATE.1**Método**: Ensaio clínico randomizado, controlado e cego. Os participantes foram alocados para o grupo intervenção (GI – uso de um manual informativo sobre o CATE, previamente validado)e para o grupo controle (GC - informações rotineiras da unidade). Foi aferido os sinais vitais e avaliado a ansiedade e o estresse, pelo Inventário de Ansiedade-Estado2e Escala de Estresse Percebido3, respectivamente.**Resultados**: Dos 122 participantes, 61 foram alocados para o GC (59,4±8,27 anos; 82% homens) e 61 para o GI (61,9±9,67 anos; 72% homens). Os grupos eram homogêneos entre si, exceto para a variável cor da pele (GC: 62% x GI: 80% brancos; p=0,044). Mais da metade dos participantes, de ambos os grupos, apresentavam HAS, sedentarismo, dislipidemia, antecedentes familiares de doenças cardiovasculares e já tinham ansiedade baixa ou moderada e estresse baixo desde a primeira avaliação. Não houve alteração dos níveis de ansiedade e estresse em relação ao tempo, primeiro e segundo momento (ansiedade, p=0,225; estresse, p=0,696), interação (ansiedade, p=0,183; estresse, p=0,444), ou grupos, controle e intervenção (ansiedade, p=0,341; estresse, p=0,624). A pressão arterial diastólica aumentou no segundo momento nos dois grupos(efeito no tempo, p=0,010) e a frequência respiratória foi maior no segundo momento no GC(efeito de interação, p=0,046).**Conclusão:**A intervenção educativa, guiada por um manual informativo, não reduziu a ansiedade e o estresse de pacientes que aguardavam o CATE. **Descritores:**Cateterismo Cardíaco; Enfermagem;Ensaio Clínico Controlado Aleatório.


Referências:
1Maciel BS, Barros ALBL, Lopes JL. Elaboração e validação de um manual informativo sobre cateterismo cardíaco. Acta Paul Enferm. 2016;29(6):633-42. 2Spielberger CD, Gorsuch RL, Lushene RE. Inventário de ansiedade traço-estado - IDATE. Traduzido por Ângela M. B. Biaggio e Luiz Natalício. Rio de Janeiro: CEPA; 1979. 3Doris YP, Leung, Tai-hing L, Chan SSC, Leung et al. Three versions of Perceived Stress Scale: validation in a sample of Chinese cardiac patients who smoke. BMC Public Health. 2010;10:513.