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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5163003


5163003

A ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA ONCOLÓGICA, EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autores:
Bianca Cavalcante Áglas|bianca.aglas.75@gmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte- Uninorte ; Dalva Moreira da Silva|dalva.silva02@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte- Uninorte ; Dayara Freitas de Albuquerque Bulcão|bulcaodayara@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte- Uninorte ; Glenda Caroline Pereira do Nascimento|carolinenascimento_13@hotmail.com|estudante|estudante|estudante|centro Universitário do Norte- Uninorte ; Rodrigo da Silva Martins|enf.martins2013@gmail.com|enfermagem|enfermeiro|docente|centro Universitário do Norte- Uninorte ; Soraia Santos Tatikawa Campos|soraia.tatikawa@uninorte.com.br|enfermagem|enfermeiro|docente|centro Universitário do Norte- Uninorte

Resumo:
**Introdução:** É na adolescência que surge o interesse em conhecer o próprio corpo e a curiosidade pela sexualidade se aflora, o que leva os adolescentes à maior exposição a riscos, como gravidez precoce e infecções sexualmente transmissíveis (IST). Vale ressaltar que a falta de informação e conhecimento sobre a sexualidade pode resultar em práticas sexuais inseguras. **Objetivo:** O presente estudo pretendeu analisar o impacto de uma prática educativa no conhecimento dos adolescentes escolares no que se refere à sexualidade, entre os que receberam uma prática educativa (grupo-estudo), comparando com os que não receberam (grupo-controle).** Metodologia: **Foi realizado um estudo experimental, cuja amostra foi constituída por adolescentes, estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas de Cuiabá. Foram compostos dois grupos, o grupo-estudo e o grupo-controle, para o grupo-estudo foi realizado uma oficina sobre sexualidade, de caráter dinâmico e participativo. Após a oficina foi aplicado um questionário, com perguntas de múltipla escolha sobre os temas da oficina. Para o grupo-controle, foi aplicado apenas o questionário, a fim de identificar diferenças de conhecimento dos adolescentes submetidos e não submetidos à oficina. **Resultados: **Participaram 384 adolescentes, destes 51% foram do sexo masculino e 49% do sexo feminino, o estudo evidenciou o início precoce da atividade sexual  e um conhecimento superficial sobre sexualidade quando comparamos o desempenho do grupo-controle com o grupo-estudo. A prática educativa parece ter ampliado o conhecimento dos adolescentes.** Conclusão:** O estudo fez-se necessário para conhecermos o efeito da prática educativa sobre o conhecimento dos adolescentes acerca da sexualidade, e mostrou-se como uma oportunidade importante de reflexão e discussão, ampliando o campo de conhecimento dos adolescentes sobre a sexualidade, de modo a contribuir para o avanço na educação sexual de adolescentes. **Contribuição para a enfermagem:** reduzir a vulnerabilidade as quais os adolescentes são expostos, com a adoção de praticas sexual mais saudável.


Referências:
1. ASSIS SG, AVANCI JQ, DUARTE CS. Adolescência e saúde coletiva: entre o risco e o protagonismo juvenil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 11, p. 3296, 2015. 2. GURGEL MGI, et al. Desenvolvimento de habilidades: estratégia de promoção da saúde e prevenção da gravidez na adolescência. Revista gaúcha de enfermagem, v. 31, n. 4, p. 640-6, 2010.