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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5161789


5161789

CRIANÇAS COM EPILEPSIA: PERCEPÇÃO E VIVÊNCIA DE FAMÍLIAS

Autores:
Isabella Schroeder Abreu|i_enf@yahoo.com.br|enfermeira|doutor|docente|universidade Estadual do Centro-oeste ; Leticia Gramazio Soares|leticiagramazio13@gmail.com|enfermeira|doutora|docente|universidade Estadual do Centro-oeste ; Larissa Gramazio Soares|lari_gramazio@hotmail.com|enfermeira|mestre|docente|universidade Estadual do Centro-oeste ; Delis Renardin|delis_renardin@outlook.com|enfermeira|graduada|discente|universidade Estadual do Centro-oeste

Resumo:
**Introdução:** Iniciado em 2007, o projeto Sensibilizarte é vinculado a Universidade Estadual de Londrina, tem como principal objetivo a humanização do cuidado em saúde, por meio da arte¹. Com intervenções artísticas em hospital escola, os graduandos impactam suas formações e também o ambiente em que estão presentes. Dentre as estratégias de intervenção utilizadas no projeto, destaca-se a musicoterapia, por suas contribuições para a recuperação física e psíquica do paciente. **Objetivo:** Descrever a experiência da utilização da musicoterapia por colaboradores do projeto sensibilizarte para pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva. **Metodologia:** Trata-se de um relato de experiência a partir de práticas realizadas mensalmente em Unidade de Terapia Intensiva de Adulto de um Hospital Universitário Público. **Resultados:** Entende-se que o indivíduo em processo de hospitalização possui sua autonomia prejudicada, pois os procedimentos realizados são necessários para manutenção de sua vida. Nesse sentido, os sensibilizartistas por meio do canto que resulta em uma combinação de ritmo, harmonia, melodia e amor pelo que faz, desperta em quem escuta a música sentimentos como a de felicidade, por exemplo. Por meio da música, observou-se que mesmo em uma unidade de terapia intensiva, com um quadro clínico considerado grave, os pacientes tiveram a oportunidade de se expressar, por meio de lagrimas e até mesmo de alteração da frequência cardíaca. Os profissionais que participaram deste processo destacaram que essas vivências transcendem as poucas discussões abordadas durante a graduação e foram benéficas para os pacientes que demonstraram reações verbais e não verbais positivas diante da musicoterapia. **Conclusões:** Nota-se a importância da musicoterapia, uma vez que além de proporcionar aos estudantes um contato com a humanização, pode contribuir positivamente para os pacientes, mesmo aqueles com grave comprometimento de sua saúde.


Referências:
SENSIBILIZARTE. Estatuto Sensibilizarte. Disponível em: http://www.uel.br/projetos/sensibilizarte/pages/estatuto.php.Acesso em: 05 ago 2018.