5152349 | ESTRUTURA DE REFERÊNCIA TEÓRICA DOS MOVIMENTOS RETROATIVOS ENTRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E DE TRABALHO DO ENFERMEIRO | Autores: Juliana Silveira Colomé|julianacolome@yahoo.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professor Adjunto|universidade Franciscana ; Dirce Stein Backes|backesdirce@unifra.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professor Adjunto|universidade Franciscana ; Valéria Lerch Lunardi|juliana@unifra.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professor Adjunto|universidade Federal de Rio Grande |
Resumo: Introdução: Sabe-se que as feridas acometem a população em geral, sem
distinção de raça, etnia e condições socioeconômicas determinando um grande
desafio para a saúde pública. Deste modo, a enfermagem tem papel fundamental
para desempenhar assistência voltada para avaliação de feridas e cuidados na
realização do curativo ¹. Para tanto, faz-se necessário atualizações, por meio
da educação continuada dos profissionais da enfermagem. Objetivo: Relatar a
experiência de elaboração de vídeo-aula para capacitação da equipe de
enfermagem na assistência a feridas e coberturas especiais. Resulyado e
Discussão: A capacitação foi realizada por acadêmicos de enfermagem do último
ano, de uma universidade estadual, como projeto da disciplina do Estágio
Supervisionado em ambiente hospitalar. Os discentes realizaram a produção de
vídeo-aula para reprodução durante a jornada de trabalho dos colaboradores, no
qual o vídeo foi apresentado três vezes pela manhã, tarde e em duas noites
para proporcionar a oportunidade a todos. Participaram da capacitação cento e
cinquenta profissionais de enfermagem de um hospital de um município do
interior do Paraná. Considerações finais: A experiência proporcionou aos
acadêmicos, momentos de discussão a respeito da prática da enfermagem, bem
como o desenvolvimento de competências e habilidades didáticas. O acesso dos
profissionais a recursos materiais adequados, treinamentos específicos e o
desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar são fatores indispensáveis
para que possam ser viabilizadas as condições necessárias para o
estabelecimento de condutas terapêuticas eficazes neste processo¹. Também
oportunizou ao discente a experiência do papel de educador ainda na graduação,
o contato e a criação de vínculos com todas as equipes e o fortalecimento para
a construção de um profissional que aprenda a fazer e ser.
Referências: Morais GFC, Oliveira SHS, Soares MJGO. Avaliação de feridas pelos enfermeiros de instituições hospitalares da rede pública. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2008 Jan-Mar; 17(1): 98-105.
Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, Heidemann ITSB. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2013 Jan-Mar; 22(1): 224-30. |