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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5136815


5136815

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM

Autores:
Cícero Cezar Araujo de Carvalho Neto|cicerocezaracn@yahoo.com.br|estudante de Graduação|aluno de Graduação de Enfermagem|discente de Enfermagem|centro Universitário São Camilo/sp ; Renata Silveira Monteiro|resmonteiro@hotmail.com|estudante de Graduação|aluno de Graduação de Enfermagem|discente de Enfermagem|centro Universitário São Camilo/sp ; Thalia Ribeiro da Silva|s.thalia@hotmail.com.br|estudante de Graduação|aluno de Graduação de Enfermagem|discente de Enfermagem|centro Universitário São Camilo/sp

Resumo:
A saúde da mulher tem sido um campo de grande preocupação e discussões ao longo de várias décadas. A vivência gestacional é um período peculiar na vida da mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular pela equipe de saúde e gestores. Por muito tempo a assistência a gestante era assistida de maneira exclusiva pela consulta médica.  Diante de necessidades de ações educativas, grupos de troca de saberes com equipes multidisciplinares foram estruturados de maneira a esclarecer dúvidas das gestantes.  Assim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada pela autora durante a realização de um grupo de gestantes. Os encontros são realizados em uma Estratégia da Saúde da Família (ESF) localizada no município de Criciúma-SC. Participam dos encontros 15 gestantes, residência multiprofissional em saúde coletiva e agentes comunitárias de saúde. Os encontros ocorrem mensalmente, por cerca de duas horas e, geralmente, antecedem as consultas de pré-natal. Os mesmos acontecem em forma de roda de conversa e os temas abordados foram sugeridos pelas grávidas, de acordo com as demandas que as mesmas possuem, sendo os mais requisitados sobre trabalho de parto, alimentação e sintomas da gestação. Durante a vivência no grupo foi possível perceber que as gestantes sentem necessidade de compartilhar suas reflexões e seus medos em relação à gestação. Observou-se, também, o fortalecimento do vínculo das gestantes com a equipe da ESF. O grupo de gestantes configura-se como espaço propício para trabalhar educação em saúde de forma a articular saberes científicos e culturais na tentativa de tornar o momento da gestação um período de construção de conhecimentos, sendo a enfermeira da ESF a articuladora desse processo.


Referências:
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