5124169 | Cuidados Paliativos não-oncológico no ambiente hospitalar: Scoping Review | Autores: Laís Fumincelli|laiscelli13@gmail.com|enfermeiro|doutora|professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (ufscar)|universidade Federal de São Carlos (ufscar) ; Maria Izabel Sartori Claus|bebelclaus@hotmail.com|estudante|estudante de Graduação|estudante de Graduação do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (ufscar)|universidade Federal de São Carlos (ufscar) ; Aline Eduardo Appoloni|aline-12@hotmail.com|enfermeiro|doutora|professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (ufscar)|universidade Federal de São Carlos (ufscar) |
Resumo: Introdução: Considerando a atenção primária como eixo presente no processo
saúde-doença, a sala de espera durante consultas constitui-se um potencial
para
ações de educação em saúde¹. Objetivo: Relatar as experiências de acadêmicos
de
enfermagem durante vivências educativas com gestantes e seus acompanhantes
em unidades públicas de saúde do município de Macaé entre abril a outubro de
2017. Método: As ações desempenhadas foram frutos do projeto de extensão
“Nasceu, e agora? Educação em saúde para o cuidado materno com o bebê”, no
qual foram realizadas ações de educação em saúde em grupo durante a sala de
espera com gestantes e seus acompanhantes que aguardavam consulta pré-natal.
Ao chegar na unidade, os acadêmicos preparavam o local com material a ser
utilizado (cartazes e folders) e abordavam o público alvo acerca da temática.
Resultados: Foram abordados temas como cuidados durante a gestação; cuidados
com recém-nascido; mitos sobre vacinas; introdução alimentar e outros
correlatos.
Em média, o público alcançado pela ação educativa foi de 150 pessoas, entre
gestantes e acompanhantes. O público se mostrou muito receptivo e
participativo na
construção do pensamento, possibilitando a desmistificação de crenças sociais
que
nem sempre colaboram para o bem-estar da mulher e bebê. Conclusão: As ações
permitem o compartilhamento de saberes e trocas de experiências que enriquecem
ambas partes. Implicações para a Enfermagem: Através do projeto pode-se
compreender melhor os anseios maternos e dificuldades, e corroborar para a
prática
de ações seguras no cuidado durante a gestação e ao recém-nato, transformando
consciências ingênuas em consciências críticas pela dialogicidade.
Referências: Limeira MEO, Henrique MS, Barbosa AS, Queiroga VE, Buffone FRRC. Sala de
espera como ferramenta para educação em saúde na atenção básica. Rev Bras
Cienc Saúde. 2014; 18(1): 59-62. |