5118217 | AS REPRESENTAÇÕES DE MORTE PARA ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM | Autores: Glaudston Silva de Paula|glaudstondepaula@gmail.com|enfermeiro, Pós-graduando.|doutorando Em Enfermagem Pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente E Coordenador do Curso de Enfermagem da Faculdade Gama E Souza, Campu ; Antonio Marcos Tosoli Gomes||enfermeiro E Professor.|doutor Em Enfermagem. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico E do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.|professor Ti ; Caren Camargo do Espírito Santo||enfermeiro, Pós-graduando.|doutora Em Enfermagem Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Gama E Souza, Campus Bonsucesso, Rio de Janeiro.|professora|faculdade Gama E Souza ; Bruno Rafael Gomes Valois||enfermeiro, Pós-graduando.|mestre Em Enfermagem Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente E Coordenador do Curo de Enfermagem da Faculdade Gama E Souza, Campus Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.|professor|faculdade Ga ; Florencio Reverendo Anton Neto||enfermeiro, Pós-graduando.|enfermeiro, Pedagogo, Mestrando Em Enfermagem E Gestão Sanitária Pela Universidad Europea Del Atlantico. Especialista Em Cuidados Paliativos Pela Unisanta E Em Oncologia Pelo Ibpex. Coordenador Pe ; Diogo Jacintho Barbosa||enfermeiro, Pós-graduando.|doutorando Em Enfermagem Na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro-uerj Brasil.|doutorando E Professor|universidade do Estado do Rio de Janeiro. |
Resumo: Introdução: coordenar e supervisionar a equipe de enfermagem é
responsabilidade legal do enfermeiro, que responde pela gestão do serviço de
enfermagem perante o órgão fiscalizador do exercício profissional¹. A
supervisão é um instrumento de trabalho gerencial que visa garantir a
qualidade e a integralidade do cuidado², sendo fundamental seu desenvolvimento
durante a formação acadêmica. Objetivos: desenvolver um planejamento de ações
para recepção e supervisão de acadêmicos ingressantes no curso de Graduação em
Enfermagem durante estágio curricular obrigatório. Metodologia: trata-se de um
relato de experiência, da vivência dos acadêmicos do nono período do Curso de
Graduação em Enfermagem, que, durante o estágio curricular de administração em
ambiente hospitalar desempenharam atividade de supervisão de enfermagem dos
acadêmicos ingressantes. Resultados: cada graduando do nono período planejou
as atividades a serem realizadas durante uma manhã com os acadêmicos
ingressantes. Foi possível apresentar o trabalho do enfermeiro do setor, a
rotina da unidade e esclarecer dúvidas. Conclusões: nessa atividade o
acadêmico exerceu a coordenação e supervisão do aluno, executando atribuições
fundamentais do profissional enfermeiro, salientando a importância da
profissão em âmbito hospitalar. Contribuições para Enfermagem: a experiência
vivenciada contribui para formação profissional, promovendo transformações nos
processos de ensino-aprendizagem, prestação de serviços de saúde e
desenvolvimento de habilidades gerenciais.
Referências: ¹ BRASIL. Conselho Federal de Enfermagem. Lei n° 7.498/86. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem e dá outras providências. Brasília, 1986.
² Chaves Lucieli Dias Pedreschi, Mininel Vivian Aline, Silva Jaqueline Alcântara Marcelino da, Alves Larissa Roberta, Silva Maria Ferreira da, Camelo Silvia Helena Henriques. Supervisão de enfermagem para a integralidade do cuidado. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2017; 70(5):1106-1111.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672017000501106&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0491. |