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71º CBEn • ISSN: 2319-0086
Resumo: 5073444


5073444

Yvonne Lara da Costa: A arte no cuidar que fez história na psiquiatria

Autores:
José Lincoln Souza Cruz|lin_rj@terra.com.br|enfermeiro|mestre Em Saúde E Ambiente|coordenador do Serviço de Saúde Mental do Hospital Municipal Lourenço Jorge|hospital Municipal Lourenço Jorge ; Margarida Rocha Bernardes|margarbe@globo.com|enfermeira|pós Doc Pela Universidade do Rio de Janeiro - Unirio|pesquisadora da Escola Superior de Guerra (esg)|escola Superior de Guerra ; Fernando Rocha Porto|ramosporto@openlink.com.br|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|docente|escola de Enfermagem Alfredo Pinto (e.e.a.p.) ; Claudia Regina da Silva|claudiaegsilva@gmail.com|terapeuta Ocupacional|mestre Em Gestão Em Saúde Pela Universidade Del Mar|terapeuta Ocupacional do Serviço de Saúde Mental do Hospital Municipal Lourenço Jorge|hospital Municipal Lourenço Jorge

Resumo:
**Introdução:** Os grupos de pesquisa são os centros produtores de pesquisas, no entanto, apenas partes dos resultados são incorporados na prática, trazendo benefícios para a equipe de saúde, pacientes e familiares1. Um caminho importante a ser trilhado na enfermagem é o alinhamento da produção científica dos grupos as necessidades dos serviços.  **Objetivo:** Relatar a experiência de integrantes de um grupo de pesquisa no desenvolvimento de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) sobre o tema lesão por pressão. **Metodologia:** relato das experiências de integrantes do Grupo de Estudo e Pesquisa em Prevenção e Tratamento de Lesões Cutâneas (GEPPTELC), Pelotas/RS. **Resultados:** O GEPPTELC atuou junto integrou-se ao Grupo de Pele (GP) do Hospital Escola UFPel/Ebserh articulando a pesquisa a necessidade do GP de padronização de processos. A estratégia de trabalho foi organizada nas etapas: 1.Sensibilização: discussão do tema. 2. Capacitação: palestras, seminários, reuniões sobre construção de POPs. 3. Diagnóstico: identificação dos processos de maior impacto. 4. Planejamento: definição dos POPs: Escala de Braden e Medidas de Prevenção de Lesão por Pressão.5. Construção: pesquisa bibliográfica, incorporação dos resultados de pesquisa na prática, elaboração e estruturação do documento, revisão, adequação a realidade institucional. 6. Validação: validação interna realizada pelos profissionais. 6. Implementação: utilização dos POPs pelos profissionais. 7. Discussão: _in loco_ envolvendo os profissionais no processo de melhoria constante. **Conclusão**: a construção possibilitou avanços integrando melhores práticas ao cuidado em relação à prevenção de LP, diminuindo a prevalência e incidência. **Contribuições e implicações para a enfermagem:** a experiência do GEPPTELC indica uma possibilidade de aproximação dos grupos de pesquisa dos serviços e do aproveitamento da produção pelos serviços


Referências:
Crossetti MdaGO, Góes MGO de.Translação do conhecimento: um desafio para prática de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. 2017;38(2):e74266.